Notícias e Prazos

INFORMAÇÕES e PRAZOS para realização das Matrículas 2023.1 - Período regular (Padrão e Individual); Ajuste de Matrícula; Vagas Remanescentes; e, Matrícula Vínculo TCC.

Comunicado acerca das Licenças para Tratamento de Saúde e Atividades Domiciliares.

Segue orientação do DRCA acerca das licenças para Tratamento de Saúde e Atividades Domiciliares.

Visando evitar ruídos e insatisfação por parte dos usuários e atores envolvidos no que diz respeito aos procedimentos e fluxo do processo de Licença ou Regime de Exercícios Domiciliares, segue abaixo alguns esclarecimentos conforme a Instrução Normativa Conjunta N° 02/2022/PROGRAD/PROPEP/UFAL (https://ufal.br/estudante/graduacao/coordenacoes/instrucoes-normativas/in_022022progradpropep_exercicios_domiciliares_ass_220418_153844-3.pdf/view).
Dos Conceitos e Prazos:
1.  O regime de Exercícios Domiciliares como substituição das atividades presenciais de componentes curriculares será concedido aos/às estudantes regularmente matriculados/as  para os afastamentos superiores a 5 (cinco) dias, conforme aplicabilidades previstas no Art. 4°;
2.  As ausências por períodos de até 5 (cinco) dias deverão ser enquadradas no limite de faltas permitidas, de acordo com a legislação vigente (Art. 5°,  § 3º ).
3. Sendo assim, solicitações de licença por períodos de até 5 (cinco) dias serão INDEFERIDAS pelo CRCA/GRCA/DRCA e, não serão cadastradas no sistema acadêmico SIEWEB. Portanto, é dispensável ao aluno apresentar o documento de comprovação da licença (atestados médicos) ao professor do componente curricular matriculado ou ao coordenador do curso.
Dos Procedimentos e Implementação de Solicitação (Art. 10 ao 18):
3. Conforme alinhado com a Perícia Médica Oficial, os processos desta natureza devem ser cadastrados, integralmente, no formato de processo eletrônico, via Protocolo Geral ou Protocolo do Campus que pertence o/a estudante.
4. Para abertura do processo o protocolo exige a apresentação do atestado médico original, de modo que o protocolo fará o escaneamento e assinará a cópia no formato de documento digital para compor o processo.
5. O processo será encaminhado no SIPAC para PERÍCIA MÉDICA OFICIAL (11.00.43.33.02.06) e ao retornar para o CRCA/GRCA/DRCA  será verificado o despacho da Perícia Médica e efetuada a inserção da licença no SIEWEB, no caso de deferimento.
6. Em seguida, o processo seguirá para a coordenação do curso (seja deferido ou indeferido) para ciência do curso e do interessado. 
7. A coordenação, após a devida análise com base nos procedimentos previstos na IN deverá responder o processo com o modelo de despacho eletrônico disponível no SIPAC identificado como: Despacho - Licença ou Exercício Domiciliar - coordenação.
Após o despacho da coordenação o processo deve ser devolvido ao CRCA/GRCA/DRCA para arquivamento.

 

MODELO DO DESPACHO

Tipo de Documento: Despacho - licença ou Exercício Domiciliar - coordenação

Ao DRCA/GRCA/CRCA,

A Coordenação do Curso xxxxxxxxxx, com base na solicitação e/ou parecer da Perícia Oficial -UFAL, aprova:

( ) Trancamento do Curso no(s) semestre(s) letivo(s)_______________________________.

( ) Concessão do Regime de Exercícios Domiciliares para todas as disciplinas matriculadas.

( ) Concessão do Regime de Exercícios Domiciliares parcial para as disciplinas matriculadas, excetuando a/s disciplina/s discriminadas a seguir a/s qual/ais deverá/ão ser trancada/s. Motivo discriminado a seguir.

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Fiquem atentos aos prazos e também ao fato de que a matrícula padrão e a individual NÃO serão liberadas para todos os alunos da UFAL de uma só vez. Os cursos são liberados pelo NTI de forma gradual. Assim iniciando o horário de liberação, os alunos que estejam regulares, com os requisitos necessários para matrícula, no Sieweb aparecerá o status "Com direito à matrícula". NÃO COORDENAMOS O HORÁRIO DAs LIBERAÇõÕES, assim não sabemos a hora exata que as matrículas serão liberadas. AS REGRAS PARA AS MATRÍCULAS SERVEM TAMBÉM PARA O AJUSTE DE MATRÍCULA.

Outrossim, destacamos que esta Coordenação  não é capaz de realizar quaisquer ações ou alterações nas matrículas dos estudantes durante o período de matrículas regulares, assim, podemos apenas orientar sobre quais procedimentos devem ser tomados. No entanto, destacamos que se o caso for:

- a inclusão de uma disciplina/componente curricular obrigatória que não aparece no sistema acadêmico; ou,

- a incapacidade de realizar a matrícula devido a não oferta das disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

O estudante deverá notificar a coordenação por e-mail o fato ocorrido e aguardar o período  de Ajuste de Matrículas ou de Matrícula em vagas remanescentes, vide cronograma abaixo, para a coordenação TENTAR inserir as disciplinas desejadas ou efetivamente realizar a matrícula nas disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

Junho/2023:

* 05 a 18  - Recesso Acadêmico
* 12 a 14 - Matrícula do Fluxo Padrão (o próprio aluno faz seu matrícula no Sieweb, pelo seu acesso)
* 15 a 17 - Matrícula do Fluxo Individual (o próprio aluno faz seu matrícula no Sieweb, pelo seu acesso)
* 19 - INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO DE 2023.1 - ACOLHIMENTO DOS FERAS / Semana de Planejamento 
* 19 a 21 - Ajustes de Matrícula (página do Curso – em link de formulário eletrônico específico)
* 22 e 23 - Matrícula em vagas remanescentes (página do Curso – em link de formulário eletrônico específico)
* 26 - INÍCIO DAS AULAS

* 19 a 23 - Solicitação de Matricula Vínculo para TCC (página do Curso – em link de formulário eletrônico específico - para alunos que vão para a 3ª matrícula vínculo OU MAIS, estes deverão anexar a solicitação assinada pelo orientador no próprio formulário eletrônico, no campo específico)

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No período de 05 a 19/05/2023 estará aberto prazo ÚNICO para os alunos da graduação solicitarem prorrogação de curso, reabertura de matrícula (destrancamento) e rematrícula (desbloqueio) referente ao semestre letivo 2023.1.
 
A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para o e-mail da coordenação do curso utilizando o formulário específico abaixo:
 

* Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

* Formulário de destrancamento para reabertura de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view

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Período de matrículas, ajustes e outros procedimentos - Semestre 2022.2

Publicado em 09/01/2023

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que de acordo com o Calendário Acadêmico/UFAL o período letivo 2022.2 iniciará as atividades acadêmicas a partir do dia 23 de janeiro de 2023, contudo, lembramos que a partir do dia 16 de janeiro se iniciam o período de matrículas e outros procedimentos relativos ao tema.

Conforme o Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2022, estabelecido pela Res. Consuni/Ufal n. 52/2022, e com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA) entre os dias 16 a 21 de janeiro  ocorrerá o período para solicitar os seguintes procedimentos acadêmicos-administrativos ligados as matrículas:

  • Matrículas regulares - para estudantes nos fluxos padrão e individual;
  • Ajuste de Matrículas - inserção e retirada de disciplinas a serem cursadas durante o período letivo;
  • Matrícula em vagas remanescentes - inserção de disciplinas ofertadas por outros cursos/unidades da Ufal equivalentes as disciplinas previstas na matriz curricular do curso;
  • Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento de TCC (exclusivamente para o curso);
  • Trancamentos de matrículas no curso e de disciplinas.

Assim, destacamos que os procedimentos relativos as Matrículas Regulares, que ocorre a partir de 16/01/2023, deverão ser realizados diretamente pelos estudantes através do Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb) de acordo com os prazos estabelecidos pela Prograd e o DRCA através do Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2022 - Res. n. 52/2022-Consuni/Ufal, vide tabela abaixo.

Sugerimos  ainda que durante o período de Matrículas Regulares o estudante esteja com o Comprovante Vacinal atualizado, pois poderá ser necessário anexar o mesmo, em formato .PDF, ao Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb), mantendo assim a obrigação de implantada para o retorno das atividades acadêmicas presenciais na UFAL. Para tanto serão considerados comprovantes vacinais os seguintes documentos: 1. o comprovante emitido pelo site ou aplicativo do ConecteSUS; 2. a cópia da Carteira de Vacinação física emitida pelas Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde, onde estejam visíveis/legíveis: o número de doses recebidas, as datas em que foram tomadas, quais foram fabricantes das doses (Astrazeneca, CoronaVac, Pfeizer etc) e o número do lote de fabricação.

Ainda sobre a comprovação vacinal, os estudantes deverão apresentar o esquema vacinal completo de acordo com sua faixa etária, ou seja, as duas doses obrigatórias mais os reforços disponíveis, para evitarem contratempos no ato da matrícula, além de terem acesso aos ambientes de sala de aula e de laboratórios existentes no ICBS.

Outrossim, destacamos que Coordenação do Curso não é capaz de realizar quaisquer ações ou alterações nas matrículas dos estudantes durante o período de matrículas regulares, assim, podemos apenas orientar sobre quais procedimentos devem ser tomados, no entanto, destacamos que caso a questão seja:

- a inclusão de uma disciplina/componente curricular obrigatória que não aparece no sistema acadêmico; ou,

- a incapacidade de realizar a matrícula devido a não oferta das disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

O estudante deverá notificar a coordenação por e-mail o fato ocorrido e aguardar o período  de Ajuste de Matrículas ou de Matrícula em vagas remanescentes, vide tabela abaixo, para que a coordenação possa tentar inserir as disciplinas desejadas ou efetivamente realizar a matrícula nas disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

Os períodos de Ajuste de Matrículas e de Matrículas em Vagas Remanescentes ocorrerão durante as duas primeiras semanas de aulas e serão total digitais, sendo realizados através de formulários próprios do curso que estarão disponíveis na página do curso, no site do ICBS. Além deles, a Coordenação do Curso também estará realizando o procedimento de "Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC" para os estudantes que já concluíram toda carga horária disciplinar e de estágios obrigatórios do curso, e, que estejam pendentes apenas com o TCC e, possivelmente, com a carga horária flexível. 

Para acessar os formulários para a solicitação de ajuste de matrículas, matrículas em vagas remanescentes e matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC o estudante do curso deverá acessar, a partir de 23/01/2023, a página do curso, no site do ICBS, como mencionado acima, e procurar a aba "Formulários e Documentos" , lá deverá localizar o botão "Matrículas" e clicar numa das opções de formulários de matrícula de acordo com sua necessidade, que a saber são:

  • Ajuste de Matrícula 2022.2
  • Matrícula em Vagas Remanescentes 2022.2
  • Matrícula Vínculo para TCC 2022.2

Para a  Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC, caso seja necessário o Comprovante Vacinal atualizado, o estudante deverá anexá-lo junto ao sistema acadêmico, como ocorre com os estudantes do período matrículas regulares. Neste semestre a matrícula vínculo ocorrerá, estritamente, via formulário do google forms, não sendo mais necessário o envio do e-mail  para a coordenação de TCC.

Sobre os procedimentos administrativos de Trancamentos de matrículas do curso ou de disciplinas, o estudante interessado deverá acessar o portal "Estudante", no site <ufal.br>, e clicar na opção "Formulários" da aba "Documentos". Ao acessar a opção "Formulários" o interessado deve acionar o botão "Matrícula" e procurar o formulário adequado ao procedimento que é de seu interesse, sendo eles:

  • Trancamento de matrícula do curso > para requerer esse tipo de trancamento;
  • Trancamento de matrícula de disciplina > para requerer o trancamento de disciplinas.

Após baixar, preencher e assinar o formulário necessário ao tipo de procedimento administrativo desejado, e de providenciar os documentos solicitados no formulário utilizado, o estudante deverá digitalizar todos os documentos em formato .PDF e encaminhar para a Coordenação do Curso, através do e-mail institucional da coordenação (vide endereço abaixo) até o final dos prazos indicados pelo DRCA, de acordo com a demanda, para que a coordenação analise o pedido, desfira o despacho e encaminhe ao DRCA para execução das ações necessárias. 

Além disso, o DRCA e a Coordenação do Curso informam aos estudantes ingressantes no curso através dos editais de reopção/mudança de turno, portador de diploma, reingresso, reintegração e transferência que as matrículas institucionais ainda estão em processamento, por isso alguns estudantes que não conseguirem realizar o procedimento de matrícula acadêmica (em disciplina) durante período de Matrículas Regulares deverão procurar a Coordenação do Curso durante os períodos de ajuste de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, para que possam ser realizadas as matrículas acadêmicas desses estudantes.

E, por fim, a Coordenação do Curso disponibilizou uma cartilha de orientações gerais para realização da matrícula que também está disponível na aba "Formulários e Documentos" , lá o estudante deverá acionar o botão "Matrículas" e localizar o primeiro documento que é a cartilha sobre como proceder durante o processo, indo desde as matrículas regulares (fluxos padrão e individual) até a matrícula vínculo para o desenvolvimento do TCC. 

Salientamos, ainda,  que o não atendimento ao passo a passo contido na cartilha acarretará em alterações na matrícula do estudante durante o período de ajuste de matrícula. Tal procedimento ocorrerá a fim de regular o fluxo acadêmico dos estudantes do curso de acordo com sua entrada e previsão de conclusão do curso.

Em caso de dúvidas, esclarecimentos, problemas ou dificuldades, que por ventura venham ocorrer durante os períodos de matrículas regulares, de ajustes de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, deverão ser enviados e notificados à coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>.

Abaixo segue cronograma dos prazos relativos a cada procedimento informado, de acordo com o Calendário Acadêmico e o DRCA da Ufal:

PROCEDIMENTO PRAZO
Disponibilização da Oferta 2022.2 15 de janeiro de 2023
Matrícula Regular - Fluxo Padrão 16 a 18 de janeiro de 2023
Matrícula Regular - Fluxo Individual 19 a 21 de janeiro de 2023
Ajuste de Matrícula 23 a 25 de janeiro de 2023
Matrícula em vagas remanescentes 26,27 e 30 de janeiro de 2023
Matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC 23 a 30 de janeiro de 2023
Trancamentos de matrícula do curso 23 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023
Trancamentos de matrícula de disciplina 23 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023

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Informativo sobe horários de funcionamento da Secretaria do Curso durante o período de Festas de Fim de Ano.

Publicado em 21/12/2022

Prezada Comunidade,

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A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica e civil que durante o período de recesso em função das Festividades de Fim de Ano, que ocorre entre 19 e 31 de dezembro de 2022, a Secretaria do Cursos de Graduação funcionará para atendimento presencial no horário das 8h às 20h, em regime de escala de seus servidores, conforme tabelas abaixo: 

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Semana do Natal – de 19 a 23 de dezembro

Dia Segunda - 19/12 Terça - 20/12 Quarta - 21/12 Quinta - 22/12 Sexta 23/12
Servidor TODOS Saulo Thiago Genário Saulo

Semana de Ano Novo – de 26 a 30 de dezembro

Dia Segunda - 26/12 Terça - 27/12 Quarta - 28/12 Quinta - 29/12 Sexta - 30/12
Servidor Thiago Genário Saulo Thiago Genário

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Diante disso toda e qualquer demanda será atendida, preferencialmente, através dos e-mails institucionais das coordenações do curso (geral, estágios e TCC), mas sempre haverá um técnico a disposição para realizar o atendimento presencial. Quanto ao atendimento das coordenações, destacamos que estará funcionando de modo eletrônico, havendo o atendimento presencial mediante agendamento prévio por e-mail, devido as atividades de fim de semestre.

Por fim, para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos sobre atividades ou demandas relativas ao fim do período acadêmico de 2022.1 pedimos que entrem em contato conosco através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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NOTA DE PESAR

Publicado em 14/12/2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Maceió, 13 de dezembro de 2022.

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Com profundo pesar, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Noturno e a Direção do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Alagoas, tomam conhecimento do falecimento do discente THIAGO ALVES CERQUEIRA D’ALMEIDA, aluno dedicado e comprometido, que estava no segundo período do curso.
Lamentamos essa inestimável perda e nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de dor.

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Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Direção do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

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Ao tempo, informamos que o velório acontecerá a partir das 8:30h, na central do plano Plansvide - localizada na Travessa Calabar, n. 72, Prado, Maceió/AL. E o sepultamento será às 14:30, no Cemitério São José - localizado na Av. Siqueira Campos, n. 1500, Trapiche, Maceió/AL.

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Sobre Estágios na Ufal - normas e documentos institucionais

Publicado em 18/11/2022

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Prezados Estudantes,

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A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade estudantil que estão disponíveis para acesso links que lhes direcionarão para as normas, modelos de documentos e formulários institucionais que tratam dos estágios para os cursos da Ufal.

O links estão alocados na aba "Documentos e Formulários" da página do curso, no site do ICBS, através do botão "Estágios". Nesses links estão disponíveis a legislação federal sobre estágios - Lei n. 11.788/2008 e as normas institucionais sobre o tema, como a Resolução Consuni/Ufal n. 95/2019, que disciplina os estágios na Ufal, bem como as instruções normativas da Prograd orientando sobre procedimentos de acesso e aproveitamento de estágios.

Além das normas é possível encontrar os formulários utilizados para solicitar: convênios, autorização de estágios e confecção/emissão de termos de compromisso. Também estão disponíveis para consulta os modelos de relatórios semestrais/conclusão de estágios, da ficha de avaliação de desempenho, e, de declarações diversas. E, finalmente, é possível encontrar uma lista das instituições conveniadas a Ufal para receber estagiários e as cartilhas/manuais sobre o que é o estágio, como ocorre e outras dúvidas comuns sobre o tema.

Assim, esperamos ajudar a elucidar as maiores dúvidas, ao tempo que buscamos organizar a coordenação e vida acadêmica do curso sobre o tema, enquanto preparamos os instrumentos normalizadores do curso sobre os estágios. E caso haja dúvidas, ou esclarecimentos, vocês podem procurar a coordenação de estágios do curso através do e-mail <estagio.cbiol@icbs.ufal.br> ou presencialmente, na secretaria dos cursos de graduação, todos os dias, das 13h às 21h.

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Formulário Egresso

Publicado em 29/09/2022

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Prezados Estudantes,

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A Coordenação do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar e divulgar a comunidade estudantil do curso a criação e disponibilização do "Formulário EGRESSO" na página do curso, no site do ICBS.

Esse formulário tem como objetivo acompanhar, atualizar e manter contato com os ex-estudantes do Curso de CBioL/ICBS/Ufal para saber como estão e o que estão fazendo fazendo após a conclusão do curso. Além disso, é um instrumento necessário para avaliação do curso, sendo exigido como parte do processo de avaliação institucional previsto nas portarias e orientações do CNE e do MEC.

Nosso formulário está disponível na aba "Documentos e Formulários" da página do Curso, no site do ICBS, e ficará permanentemente aberto para preenchimento a todos os nossos egressos, assim convidamos a todos para participar e atualizar seu contato conosco. E caso haja dúvidas, ou esclarecimentos, você podem procurar a coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>.

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Divulgação de cursos livres on-line para fins de CH Flexível

Publicado em 29/09/2022

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Prezados Estudantes,

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A Coordenação do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar e divulgar a comunidade estudantil algumas páginas que disponibilizam cursos livres, on-line e gratuitos aptos para fins de cumprimento da carga horária flexível obrigatório do curso.

As páginas abaixo listadas possuem cursos em diversas áreas, principalmente no eixo educação:

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AVAMEC - https://avamec.mec.gov.br/#/

Moodle IFRS - https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

PoCA UFSCar - https://poca.ufscar.br/

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Contudo, destacamos que essas não são as únicas páginas aptas e disponíveis para tal finalidade, estamos preparando uma orientação técnica sobre carga horária flexível para ajudar a identificar páginas aptas para esse fim e, por fim, essa lista pode ser acrescida/alterada a qualquer momento.  Em caso de dúvidas, ou esclarecimentos, você podem procurar a coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>.

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Apresentando o NAC e o NAE

Publicado em 11/08/2022

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Prezados Estudantes,

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A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, apresentar a comunidade estudantil que está disponível para apoio os Núcleos de Acessibilidade (NACs) e o Assistência Estudantil (NAEs) da Ufal.

Existentes em todas os campi e unidades de ensino da Ufal os NACs e NAEs estão vinculados à Pró-Reitoria Estudantil (Proest) atuando para realizar atendimentos acadêmicos e sociais aos estudantes de toda a Ufal. Através desses núcleos os estudantes podem obter desde informações sobre acesso a serviços que garantem a permanência acadêmica dos estudantes na Ufal, como ao Restaurante Universitário (RU) ou de interpretes para estudantes com deficiência auditiva, à atendimentos de saúde e bucal, junto à Unidade Docente Assistencial (UDA) ou à Clínica-escola Odontológica da Foufal, 

Para conhecerem os serviços prestados pelo NAC e o NAE os estudantes devem acessar as páginas dos referidos núcleos abaixo anexadas. E para solicitarem atendimento em Maceió os interessados devem procurar os núcleos nos seguintes endereços:

NAE - link: https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil

- Funciona na Pró-Reitoria Estudantil, situada no edifício Reitoiria - andar térreo, ao lado da Prograd;
- De segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h
- E-mail: secretariaproest@gmail.com 
- Fone: (82) 3214-1079 ou 1080
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- Funciona no Centro de Interesses Comunitário (CIC) da Ufal - andar térreo (por trás das agências bancárias)
- De segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h
- E-mail: atendimento.nac@proest.ufal.br
- Fone: (82) 3214-1435
- Instagram: @nacufal
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Abaixo seguem a vídeo-apresentação e a áudio-apresentação do NAC para os estudantes com deficiência visual e auditivas, respectivamente.

- Áudio-apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=tFUYuofxpfw

- Libras (apresentação): https://www.youtube.com/watch?v=0jqF_5EKECE

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Em caso de dúvidas ou esclarecimentos os interessados podem contactar a Secretaria da Proest, pelo fone (82) 3214-1081, no horário das 8h às 17h, ou pelo e-mail <secretariaproest@gmail.com>.

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Período de matrículas, ajustes e outros procedimentos - Semestre 2022.1

Publicado em 03/08/2022

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que de acordo com o Calendário Acadêmico/UFAL o período letivo 2022.1 iniciará as atividades acadêmicas a partir do dia 15 de agosto de 2022, contudo, lembramos que a partir do dia 5 de agosto de 2022 se iniciam o período de matrículas e outros procedimentos relativos ao tema.

Conforme o Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2022, estabelecido pela Res. Consuni/Ufal n. 52/2022, e com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA) entre os dias 5 de agosto e 15 de setembro ocorrerá o período para solicitar os seguintes procedimentos acadêmicos-administrativos ligados as matrículas:

  • Matrículas regulares - para estudantes nos fluxos padrão e individual;
  • Ajuste de Matrículas - inserção e retirada de disciplinas a serem cursadas durante o período letivo;
  • Matrícula em vagas remanescentes - inserção de disciplinas ofertadas por outros cursos/unidades da Ufal equivalentes as disciplinas previstas na matriz curricular do curso;
  • Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento de TCC (exclusivamente para o curso);
  • Trancamentos de matrículas no curso e de disciplinas.

Assim, destacamos que os procedimentos relativos as Matrículas Regulares, que ocorre a partir de 05/08/2022, deverão ser realizados diretamente pelos estudantes através do Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb) de acordo com os prazos estabelecidos pela Prograd e o DRCA através do Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2022 - Res. n. 52/2022-Consuni/Ufal, vide tabela abaixo.

Salientamos ainda que durante o período de Matrículas Regulares será necessário que o estudante apresente o Comprovante Vacinal atualizado, anexando o mesmo, em formato .PDF, ao Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb), mantendo assim a obrigação de implantada para o retorno das atividades acadêmicas presenciais durante o período letivo de 2021.2. Para tanto serão considerados comprovantes vacinais os seguintes documentos: 1. o comprovante emitido pelo site ou aplicativo do ConecteSUS; 2. a cópia da Carteira de Vacinação física emitida pelas Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde, onde estejam visíveis/legíveis: o número de doses recebidas, as datas em que foram tomadas, quais foram fabricantes das doses (Astrazeneca, CoronaVac, Pfeizer etc) e o número do lote de fabricação.

Ainda sobre a comprovação vacinal, os estudantes deverão apresentar o esquema vacinal completo de acordo com sua faixa etária, ou seja, as duas doses obrigatórias mais os reforços disponíveis, para evitarem contratempos no ato da matrícula, além de terem acesso aos ambientes de sala de aula e de laboratórios existentes no ICBS.

Outrossim, destacamos que Coordenação do Curso não é capaz de realizar quaisquer ações ou alterações nas matrículas dos estudantes durante o período de matrículas regulares, assim, podemos apenas orientar sobre quais procedimentos devem ser tomados, no entanto, destacamos que caso a questão seja:

- a inclusão de uma disciplina/componente curricular obrigatória que não aparece no sistema acadêmico; ou,

- a incapacidade de realizar a matrícula devido a não oferta das disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

O estudante deverá notificar a coordenação por e-mail o fato ocorrido e aguardar o período  de Ajuste de Matrículas ou de Matrícula em vagas remanescentes, vide tabela abaixo, para que a coordenação possa tentar inserir as disciplinas desejadas ou efetivamente realizar a matrícula nas disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

Os períodos de Ajuste de Matrículas e de Matrículas em Vagas Remanescentes ocorrerão durante as duas primeiras semanas de aulas e serão total digitais, sendo realizados através de formulários próprios do curso que estarão disponíveis na página do curso, no site do ICBS. Além deles, a Coordenação do Curso também estará realizando o procedimento de "Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC" para os estudantes que já concluíram toda carga horária disciplinar e de estágios obrigatórios do curso, e, que estejam pendentes apenas com o TCC e, possivelmente, com a carga horária flexível. 

Para acessar os formulários para a solicitação de ajuste de matrículas, matrículas em vagas remanescentes e matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC o estudante do curso deverá acessar, a partir de 15/08/2022, a página do curso, no site do ICBS, como mencionado acima, e procurar a aba "Formulários e Documentos" , lá deverá localizar o botão "Matrículas" e clicar numa das opções de formulários de matrícula de acordo com sua necessidade, que a saber são:

  • Ajuste de Matrícula 2022.1
  • Matrícula em Vagas Remanescentes 2022.1
  • Matrícula Vínculo para TCC 2022.1

Com relação a Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC é necessário que o estudante também apresente o Comprovante Vacinal atualizado junto ao sistema acadêmico, como ocorre com os estudantes do período matrículas regulares, e que encaminhe para o e-mail da Coordenação do Curso o "Formulário de Solicitação de Matrícula Vínculo" devidamente preenchido e assinado pelo professor-orientador e pelo próprio estudante, para confirmar ou atualizar os dados relativos ao TCC cadastrados junto ao sistema acadêmico.

Sobre os procedimentos administrativos de Trancamentos de matrículas do curso ou de disciplinas, o estudante interessado deverá acessar o portal "Estudante", no site <ufal.br>, e clicar na opção "Formulários" da aba "Documentos". Ao acessar a opção "Formulários" o interessado deve acionar o botão "Matrícula" e procurar o formulário adequado ao procedimento que é de seu interesse, sendo eles:

  • Trancamento de matrícula do curso > para requerer esse tipo de trancamento;
  • Trancamento de matrícula de disciplina > para requerer o trancamento de disciplinas.

Após baixar, preencher e assinar o formulário necessário ao tipo de procedimento administrativo desejado, e de providenciar os documentos solicitados no formulário utilizado, o estudante deverá digitalizar todos os documentos em formato .PDF e encaminhar para a Coordenação do Curso, através do e-mail institucional da coordenação (vide endereço abaixo) até o final dos prazos indicados pelo DRCA, de acordo com a demanda, para que a coordenação analise o pedido, desfira o despacho e encaminhe ao DRCA para execução das ações necessárias. 

Além disso, o DRCA e a Coordenação do Curso informam aos estudantes ingressantes no curso através dos editais de reopção/mudança de turno, portador de diploma, reingresso, reintegração e transferência que as matrículas institucionais ainda estão em processamento, por isso alguns estudantes que não conseguirem realizar o procedimento de matrícula acadêmica (em disciplina) durante período de Matrículas Regulares deverão procurar a Coordenação do Curso durante os períodos de ajuste de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, para que possam ser realizadas as matrículas acadêmicas desses estudantes.

E, por fim, a Coordenação do Curso disponibilizou uma cartilha de orientações gerais para realização da matrícula que também está disponível na aba "Formulários e Documentos" , lá o estudante deverá acionar o botão "Matrículas" e localizar o primeiro documento que é a cartilha sobre como proceder durante o processo, indo desde as matrículas regulares (fluxos padrão e individual) até a matrícula vínculo para o desenvolvimento do TCC. 

Salientamos, ainda,  que o não atendimento ao passo a passo contido na cartilha acarretará em alterações na matrícula do estudante durante o período de ajuste de matrícula. Tal procedimento ocorrerá a fim de regular o fluxo acadêmico dos estudantes do curso de acordo com sua entrada e previsão de conclusão do curso.

Em caso de dúvidas, esclarecimentos, problemas ou dificuldades, que por ventura venham ocorrer durante os períodos de matrículas regulares, de ajustes de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, deverão ser enviados e notificados à coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>.

Abaixo segue cronograma dos prazos relativos a cada procedimento informado, de acordo com o Calendário Acadêmico e o DRCA da Ufal:

PROCEDIMENTO PRAZO
Disponibilização da Oferta 2022.1 04 de agosto de 2022
Matrícula Regular - Fluxo Padrão 05 a 09 de agosto de 2022
Matrícula Regular - Fluxo Individual 10 a 12 de agosto de 2022
Ajuste de Matrícula 15 a 17 de agosto de 2022
Matrícula em vagas remanescentes 18 a 20 de agosto de 2022
Matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC 15 a 20 de agosto de 2022
Trancamentos de matrícula do curso 15 de agosto a 15 de setembro de 2022
Trancamentos de matrícula de disciplina 15 de agosto a 15 de setembro de 2022

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Novas abas e funções da página do curso de CBioL

Publicado em 25/03/2022

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio deste informar a toda a comunidade acadêmica sobre a disponibilização de uma nova aba na página do curso denominada "Matrizes e Ofertas Acadêmicas" onde estão alocadas informações gerais sobres as matrizes e ordenamentos curriculares do curso, além dos quadros semestrais de ofertas acadêmicas e de equivalências disciplinares do curso.

No botão dedicado as matrizes curriculares está disponível para consulta os quadros das matrizes e ordenamentos curriculares vigentes do curso, ou seja, as matrizes 2006 (2005) e a 2019 - novidade, já que não havia sido disponibilizada, onde apresentamos as componentes curriculares organizadas, e com suas cargas horárias gerais, de acordo com os eixos formativos do curso. E no ordenamento encontramos a disposição das componentes, e suas cargas horárias, de acordo com os turnos e períodos letivos ordenados pelos respectivos PPCs vigentes.

Quanto ao botão de "Ofertas Acadêmicas" informamos que houve apenas o deslocamento dos quadros de ofertas que já existiam na página para essa nova aba, a fim de concentrar o maior número de informações relativas as matrizes e ordenamentos curriculares do curso já disponibilizadas.

Outra novidade é a disponibilidade do botão com os quadros de "Equivalências Disciplinares" do curso, onde apresentamos  as possibilidades de equivalência entre as matrizes 2006 (2005) com a  2019 do curso de Licenciatura, além das possíveis com as disciplinas das matrizes 2006 e 2019 do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do ICBS, a fim de auxiliar no encaminhamento dos estudantes quando houver necessidade de repor ou ajustar o currículo individual de cada um ao longo de sua vida acadêmica.

Destacamos ainda que os quadros de equivalências disciplinares poderão sofrer acréscimos, reduções ou alterações a medida que as matrizes forem sendo atualizadas ou ficarem sem uso, isso ocorrerá sempre que houver atualização da matriz do curso. Outro ponto que salientamos que é as equivalências com disciplinas provenientes de outros cursos, unidades acadêmicas ou de outras IES serão analisadas individualmente, podendo ou não serem espelhadas nos quadros existentes.

Por fim, para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos relacionadas aos conteúdos dessa nova aba da página do curso pedimos que entrem em contato conosco através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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E-mails, Formulários e Documentos - Novos prazos de resposta, emissão e assinaturas.

Publicado em 25/03/2022
A Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio deste informar a toda a comunidade acadêmica os novos prazos e períodos para respostas de mensagens eletrônicas (e-mails) emissão e assinatura de documentos diversos, por parte da equipe de coordenação (geral, TCC e estágios) e da secretaria do curso, a partir do dia 01/04/2022.
Assim segue:
1. Respostas de e-mails - até 5 (cinco) dias úteis;
2. Recebimento de formulários para transporte público - toda semana, de segunda a quarta;
3. Devolutiva dos formulários para transporte público assinados - toda semana, às sextas-feiras;
4. Recebimento de formulários e documentos para assinatura da Coordenação - toda semana, de quarta a sexta;
5. Devolutiva dos formulários e documentos assinados pela Coordenação - toda semana, às terças-feiras;
6. Recebimento de requerimentos, formulários e documentos para abertura de processos ou emissão de documentos - todos os dias;
7. Emissão de declarações e atestados - em até 5 (cinco) dias úteis após o recebimento do pedido e da comprovação de realização da atividade acadêmica relativa ao mesmo;
8. Respostas e devolutivas de processos - em até 30 (trinta) dias, de acordo com o fluxo de cada processo.
Ao tempo, destacamos que mesmo após o retorno das atividades acadêmicas presenciais manteremos os procedimentos relativos a assinatura de formulários e documentos, bem como a emissão de documentos, e, a abertura de processos e procedimentos acadêmicos e administrativos de forma eletrônica/digital, através dos contatos dos e-mails das coordenações do curso - a saber Geral, TCC e Estágios, e/ou dos formulários anexos a página do curso, no site do ICBS.

Reforçamos para conhecimento de todos que os telefones da coordenação do curso - (82) 3214-1521 e da secretaria - (82) 3214-1523, continuam sendo os mesmos, e, que os endereços de e-mails institucionais que são:

1. Coordenação Geral - para tratar de assuntos acadêmicos gerais, matrículas, informações e orientações em geral:

coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

2. Coordenação de TCC - para cadastro e alteração de projetos, marcação de defesa, inserção de notas, entrega da versão final do trabalho, informações e orientações em geral sobre TCC:

coordenacao.tcc.cbiol@icbs.ufal.br

3. Coordenação de Estágios - para autorização de estágios não obrigatórios e da emissão de TCE, assinatura de TCE para ambos os estágios, informações sobre convênios e orientações sobre legislação e outras dúvidas sobre estágios:

estagio.cbiol@icbs.ufal.br

Salientamos, ainda, que os horários de atendimento da Coordenação e da Secretaria do Curso estão funcionando de forma unificada, todos os dias das 13h as 21h.

E, por fim, para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos relacionadas ao atendimento e procedimentos acadêmicos-administrativos pedimos que entrem em contato conosco através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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Período de matrículas, ajustes e outros procedimentos - Semestre 2021.2

Publicado em 08/03/2022

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que de acordo com o Calendário Acadêmico/UFAL o período letivo 2021.2 iniciará as atividades acadêmicas a partir do dia 21 de março de 2022, contudo, lembramos que a partir do dia 10 de março de 2022 se iniciam o período de matrículas e outros procedimentos relativos ao tema.

Conforme o Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2021, estabelecido pela Res. Consuni/Ufal n. 61/2021, e com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA) entre os dias 10 de março e 22 de abril ocorrerá o período para solicitar os seguintes procedimentos acadêmicos-administrativos ligados as matrículas:

  • Matrículas regulares - para estudantes nos fluxos padrão e individual;
  • Ajuste de Matrículas - inserção e retirada de disciplinas a serem cursadas durante o período letivo;
  • Matrícula em vagas remanescentes - inserção de disciplinas ofertadas por outros cursos/unidades da Ufal equivalentes as disciplinas previstas na matriz curricular do curso;
  • Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento de TCC (exclusivamente para o curso);
  • Trancamentos de matrículas no curso e de disciplinas.

Excepcionalmente, segundo o DRCA, será reaberto, a partir de de 15/03/2022, o prazo para outros procedimentos acadêmicos-administrativos ligados a matrículas, que serão:

  • Prorrogação de curso;
  • Reabertura de matrícula (destrancamento); e
  • Rematrícula (desbloqueio).

Assim, destacamos que os procedimentos relativos as Matrículas Regulares, que ocorre a partir de 10/03/2022, deverão ser realizados diretamente pelos estudantes através do Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb) de acordo com os prazos estabelecidos pela Prograd e o DRCA através do Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2021, vide tabela abaixo.

Salientamos ainda que durante o período de Matrículas Regulares a Coordenação do Curso não é capaz de realizar quaisquer ações ou alterações nas matrículas dos estudantes, assim, podemos apenas orientar sobre quais procedimentos devem ser tomados, no entanto, destacamos que caso a questão seja:

- a inclusão de uma disciplina/componente curricular obrigatória que não aparece no sistema acadêmico; ou,

- a incapacidade de realizar a matrícula devido a não oferta das disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

O estudante deverá notificar a coordenação por e-mail o fato ocorrido e aguardar o período  de Ajuste de Matrículas ou de Matrícula em vagas remanescentes, vide tabela abaixo, para que a coordenação possa tentar inserir as disciplinas desejadas ou efetivamente realizar a matrícula nas disciplinas/componentes curriculares obrigatórias necessárias.

Os períodos de Ajuste de Matrículas e de Matrículas em Vagas Remanescentes ocorrerão durante as duas primeiras semanas de aulas e serão total digitais, sendo realizados através de formulários próprios do curso que estarão disponíveis na página do curso, no site do ICBS. Além deles, a Coordenação do Curso também estará realizando o procedimento de "Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC" para os estudantes que já concluíram toda carga horária disciplinar e de estágios obrigatórios do curso, e, que estejam pendentes apenas com o TCC e, possivelmente, com a carga horária flexível. 

Para acessar os formulários para a solicitação de ajuste de matrículas, matrículas em vagas remanescentes e matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC o estudante do curso deverá acessar, a partir de 21/03/2022, a página do curso, no site do ICBS, como mencionado acima, e procurar a aba "Formulários e Documentos" , lá deverá localizar o botão "Matrículas" e clicar numa das opções de formulários de matrícula de acordo com sua necessidade, que a saber são:

  • Ajuste de Matrícula 2021.2
  • Matrícula em Vagas Remanescentes 2021.2
  • Matrícula Vínculo para TCC 2021.2

Com relação a Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC é necessário também que o estudante encaminhe para o e-mail da Coordenação do Curso uma cópia atualizada do Termo de Compromisso de orientação TCC devidamente preenchido e assinado pelo professor-orientador e pelo próprio estudante, para confirmar os dados informados através do formulário eletrônico.

Sobre os procedimentos administrativos de Prorrogação de Curso, Reabertura de matrícula (destrancamento), Rematrícula (desbloqueio) e Trancamentos de matrículas do curso ou de disciplinas, o estudante interessado deverá acessar o portal "Estudante", no site <ufal.br>, e clicar na opção "Formulários" da aba "Documentos". Ao acessar a opção "Formulários" o interessado deve acionar o botão "Matrícula" e procurar o formulário adequado ao procedimento que é de seu interesse, sendo eles:

  • Requerimento Geral - DRCA  > para requerer prorrogação de curso ou rematrícula (desbloqueio).
  • Reabertura de Matrícula > para requerer a rabertura de matrícula (destrancamento);
  • Trancamento de matrícula do curso > para requerer esse tipo de trancamento;
  • Trancamento de matrícula de disciplina > para requerer o trancamento de disciplinas.

Após baixar, preencher e assinar o formulário necessário ao tipo de procedimento administrativo desejado, e de providenciar os documentos solicitados no formulário utilizado, o estudante deverá digitalizar todos os documentos em formato .PDF e encaminhar para a Coordenação do Curso, através do e-mail institucional da coordenação (vide endereço abaixo) até o final dos prazos indicados pelo DRCA, de acordo com a demanda, para que a coordenação analise o pedido, desfira o despacho e encaminhe ao DRCA para execução das ações necessárias. 

Além disso, o DRCA e a Coordenação do Curso informam aos estudantes ingressantes no curso através dos editais de reopção/mudança de turno, portador de diploma, reingresso, reintegração e transferência que as matrículas institucionais ainda estão em processamento, por isso alguns estudantes que não conseguirem realizar o procedimento de matrícula acadêmica (em disciplina) durante período de Matrículas Regulares deverão procurar a Coordenação do Curso durante os períodos de ajuste de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, para que possam ser realizadas as matrículas acadêmicas desses estudantes.

E, por fim, em caso de dúvidas, esclarecimentos, problemas ou dificuldades, que por ventura venham ocorrer durante os períodos de matrículas regulares, de ajustes de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, deverão ser enviados e notificados à coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@cbs.ufal.br>.

Abaixo segue cronograma dos prazos relativos a cada procedimento informado, de acordo com o Calendário Acadêmico e o DRCA da Ufal:

PROCEDIMENTO PRAZO
Disponibilização da Oferta 2021.2 09 de março
Matrícula Regular - Fluxo Padrão 10 a 14 de março de 2022
Matrícula Regular - Fluxo Individual 15 a 18 de março de 2022
Ajuste de Matrícula 21 a 23 de março de 2022
Matrícula em vagas remanescentes 24 a 29 de março de 2022
Matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC 21 a 29 de março de 2022
Prorrogação de curso 15 a 25 de março de 2022
Reabertura de matrícula (destrancamento) 15 a 25 de março de 2022
Rematrícula (desbloqueio) 15 a 25 de março de 2022
Trancamentos de matrícula do curso 21 de março a 22 de abril de 2022
Trancamentos de matrícula de disciplina 30 de março a 22 de abril de 2022

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Nova Gestão da Coordenação do Curso de CBioL assume trabalhos a partir de março de 2022

Publicado em 08/03/2022

Prezada comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal, a Direção do ICBS/Ufal informa que no dia 7 de março de 2022 foi realizada a transição do novo Colegiado do Curso, bem como da nova gestão da Coordenação do Curso.

 Dessa forma, passam a compor o principal órgão deliberativo do curso os seguintes docentes, técnicos e estudantes:

Categoria Titular Suplente
Docentes Maria Danielle Araújo Mota Jorge Luiz Lopes da Silva
Wagnner José Nascimento Porto Leonora Tavares Bastos
Gilberto Costa Justino Muller Ribeiro Andrade
Saulo Verçosa Nicácio Amanda Lys dos Santos Silva
Lilian Carmen Lima dos Santos Priscila da Silva Guimarães
Técnicos Thiago Pessoa Prudente Genário Batista dos Santos
Discentes Daysielle Vitória Silva dos Santos  Eduardo de Melo Silva

Além da composição do novo colegiado do curso, uma nova gestão assumiu, também no último dia 07/03, a equipe de coordenação do curso, dessa forma compõem as coordenações do curso para a gestão 2022-2024 os seguintes docentes:

Categoria Nome Função
Coord. Geral Prof.ª. Danielle Araújo  Coordenadora Geral
Prof. Wagnner Porto Vice-coordenador Geral
Coord. TCC Prof. Gilberto Justino Coordenador de TCC
Coord. Estágios Prof.ª. Lilian Carmen dos Santos Coordenadora de Estágios Obrigatórios
Prof. Jorge Luiz Lopes  Coordenador de Estágios Não Obrigatórios 

Destacamos, porém, que apesar das mudanças na gestão das coordenações do curso tanto a equipe da Secretaria do Curso como as formas de contato com os coordenadores e equipe da secretaria continuam as mesmas, assim, toda e qualquer solicitação, informes, agendamentos, reclamações e sugestões devem continuar sendo realizados através dos telefones da coordenação do curso - (82) 3214-1521, ou da secretaria - (82) 3214-1523, ou ainda ser enviados para os endereços de e-mails institucionais, que são:

1. Coordenação Geral - para tratar de assuntos acadêmicos gerais, matrículas, informações e orientações em geral:

coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

2. Coordenação de TCC - para cadastro e alteração de projetos, marcação de defesa, inserção de notas, entrega da versão final do trabalho, informações e orientações em geral sobre TCC:

coordenacao.tcc.cbiol@icbs.ufal.br

3. Coordenação de Estágios - para autorização de estágios não obrigatórios e da emissão de TCE, assinatura de TCE para ambos os estágios, informações sobre convênios e orientações sobre legislação e outras dúvidas sobre estágios:

estagio.cbiol@icbs.ufal.br

Salientamos, ainda, que os horários de atendimento da Coordenação e da Secretaria do Curso continuam divididos de duas formas até o retorno das atividades presenciais em 21 de março de 2022, sendo eles:

- Presencial  ou por telefone: Todos os dias das 14h as 17h, na sala da secretaria do curso, no bloco 1 do ICBS, ou pelos telefones institucionais da coordenação e da secretaria do curso;

- Online:  Todos os dias das 13h as 20h, através do e-mails institucionais das coordenações dos cursos. 

E, por fim, para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos relacionadas a nova equipe de gestão da coordenação, bem como do novo colegiado do curso, pedimos que entrem em contato conosco através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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Período de ajuste de matrículas e outros procedimentos

Publicado em 14/10/2021

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que de acordo com o Calendário Acadêmico/UFAL que se iniciará a partir do dia 19 de outubro de 2021 o período de ajuste nas matrículas e outros procedimentos relativos ao tema.

Conforme o Calendário Acadêmico da Ufal para o ano letivo de 2021, estabelecido pela Res. Consuni/Ufal n. 61/2021, e com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA) entre os dias 19 de outubro e 19 de novembro de 2021 ocorrerá o período para solicitar os seguintes procedimentos acadêmicos-administrativos ligados as matrículas:

  • Ajuste de Matrículas - inserção e retirada de disciplinas a serem cursadas durante o período letivo;
  • Matrícula em vagas remanescentes - de disciplinas ofertadas por outros cursos/unidades da Ufal equivalentes as disciplinas previstas na matriz curricular do curso;
  • Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento de TCC (exclusivamente para o curso);
  • Trancamentos de matrículas no curso e de disciplinas.

Excepcionalmente, ainda segundo o DRCA, será reaberto extraordinariamente o prazo para outros procedimentos acadêmicos-administrativos ligados a matrículas, que serão:

  • Prorrogação de curso;
  • Reabertura de matrícula (destrancamento); e
  • Rematrícula (desbloqueio).

Os pedidos relativos aos procedimentos de prorrogação de curso, reabertura de matrícula (destrancamento), rematrícula (desbloqueio) e de trancamentos de disciplinas ou matrícula do curso deverão ser encaminhados para a Coordenação do Curso, através do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>,  que receberá os pedidos, juntamente com os formulários e documentos necessários devidamente preenchidos, assinados e digitalizados em formato .PDF, para abrir os respectivos processos eletrônicos junto ao sistema de protocolo eletrônico da Ufal (Sipac/Ufal) em favor dos estudantes interessados, caberá também a coordenação informar a esses estudantes os números dos processos a fim de que eles possam acompanhar a evolução e tramitação de seus pedidos junto ao DRCA/Ufal.

Para realização dos procedimentos administrativos listados acima o estudante interessado deverá acessar o portal "Estudante", no site <ufal.br>, e clicar na opção "Formulários" da aba "Documentos". Ao acessar a opção "Formulários" o interessado deve acionar o botão "Matrícula" e procurar o formulário adequado ao procedimento que é de seu interesse, sendo eles:

  • Requerimento Geral - DRCA  > para requerer prorrogação de curso ou rematrícula (desbloqueio).
  • Reabertura de Matrícula > para requerer a rabertura de matrícula (destrancamento);
  • Trancamento de matrícula do curso > para requerer esse tipo de trancamento;
  • Trancamento de matrícula de disciplina > para requerer o trancamento de disciplinas.

Além desses procedimentos executados pelo DRCA, a Coordenação do Curso destaca que durante o período de ajuste de matrículas e de matrículas em vagas remanescentes estará realizando o procedimento de "Matrícula Vínculo para o Desenvolvimento do TCC" para os estudantes que concluíram toda carga horária disciplinar e de estágios obrigatórias do curso, e que estejam pendentes apenas do TCC e, possivelmente, da carga horária flexível. 

A coordenação do curso destaca que, para a solicitação de ajuste de matrículas, matrículas em vagas remanescentes e matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC o estudante do curso deverá acessar, a partir de 19/10/2021, a página do curso, no site do ICBS, procurar a aba "Formulários e Documentos"  e clicar numa das opções de formulários de matrícula de acordo com sua necessidade, que a saber são:

  • Ajuste de Matrícula 2021.1
  • Matrícula em Vagas Remanescentes 2021.1
  • Matrícula Vínculo para TCC 2021.1

Além disso, o DRCA e a coordenação do curso informam aos estudantes ingressantes no curso através dos editais de reopção/mudança de turno, portador de diploma, reingresso, reintegração e transferência que as matrículas institucionais ainda estão em processamento, por isso alguns estudantes não conseguiram realizar o procedimento de matrícula acadêmica (em disciplina) nesses dias, mas que todas as matrículas institucionais deverão estar concluídas até o dia 19 de outubro de 2021, para que durante os períodos de ajuste de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes possam ser realizadas as matrículas acadêmicas desses estudantes.

E,. por fim, destacamos ainda que para quaisquer dúvidas, esclarecimentos, problemas ou dificuldades que houverem ocorrido durante o período de matrícula regular nos fluxos padrão e individual deverão ser solucionados durante o período de ajuste de matrícula e de matrícula em vagas remanescentes, sendo esses devidamente notificados à coordenação através do e-mail <coordenacao.cbiol@cbs.ufal.br>.

Abaixo segue cronograma dos prazos relativos a cada procedimento informado, de acordo com o Calendário Acadêmico e o DRCA da Ufal:

PROCEDIMENTO PRAZO
Ajuste de Matrícula 19 a 21 de outubro de 2021
Matrícula em vagas remanescentes 22 a 27 de outubro de 2021
Matrícula vínculo para o desenvolvimento de TCC 19 a 27 de outubro de 2021
Prorrogação de curso 19 a 29 de outubro de 2021
Rematrícula (desbloqueio) 19 a 29 de outubro de 2021
Reabertura de matrícula (destrancamento) 19 a 29 de outubro de 2021
Trancamentos de matrículas no curso e de disciplinas 19 de outubro a 19 de novembro de 2021

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Seminário Enade 2021

Publicado em 14/09/2021

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar e convidar a comunidade acadêmica do referido curso, em especial os estudantes inscritos para participar do exame Enade 2021, do Seminário: Enade 2021, promovido pela Procuradoria Educacional Institucional desta Ufal (PEI/Ufal), que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de setembro, através do canal da Prograd/Ufal no Youtube.

Abaixo segue a programação e o card/banner do evento:

Dia 14/09/2021: TERÇA-FEIRA
14h: Abertura com Reitor/PEI
14h10min.: PROGRAD – PROPEP – PROEX – PROEST 
15h.: Palestra de abertura com o tema: “A importância do Enade para o estudante” com o Prof. Danilo Prata - Procurador Educacional Institucional da Universidade de Brasília (UNB)
Mediador: Prof. Deywid Wagner de Melo – (Procurador Institucional/UFAL)
16h.: Orientações da Procuradoria Educacional Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
16h20min.: Encerramento com Atração Cultural: Erika Kaya – Estudante de Letras – LP/Arapiraca 
Data: 15/09/2021: QUARTA-FEIRA
9h: Apresentação da mesa com PEI
9h10min: Mesa redonda com convidados:
Convidado(a) – Prof. Alexandre Paes (Curso de Ciência da Computação - Arapiraca)
Convidado(a) –   Profa. Maria de Fátima da Silva (Procuradora Institucional /UNEAL)
Mediador: Prof  Deywid Wagner de Melo (PI/UFAL)
10h30min: Encerramento com a equipe da PEI
Data: 16/09/2021- QUINTA-FEIRA
14h: Apresentação da mesa com PEI
1410min: Mesa redonda com convidados:
Convidado – Prof. Marcos Farias (Procurador Institucional/IFMT)
Convidado – Prof. Adriano Breunig (IFTM)
Mediador: Prof. Deywid Wagner de Melo (Procurador Institucional /UFAL)
15h30min: Encerramento com a equipe da PEI
Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos relacionadas ao evento, pedimos que entrem em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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Prazos de reabertura de matrícula (destrancamento), rematrícula (desbloqueio) e prorrogação de curso semestre letivo 2021.1

Publicado em 13/09/2021.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que de acordo com o Calendário Acadêmico/UFAL, ocorrerá de 13 a 23 de outubro de 2021 o período para recebimento de pedidos para reabertura de matrícula (destrancamento), rematrícula (desbloqueio) e prorrogação de curso para o semestre letivo 2021.1.

A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a e-mail da coordenação do curso, <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>, utilizando os formulários especificados abaixo:

* Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

* Formulário de destrancamento para reabertura de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view

De acordo com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA/Ufal), órgão responsável pela execução desses procedimentos, cada coordenação deverá receber os pedidos por e-mail e abrir os respectivo processos eletrônicos, junto ao sistema de protocolo eletrônico da Ufal (Sipac/Ufal) em favor do estudante interessado e informar ao estudante o número do processo a fim de que esse possa acompanhar a evolução do processo junto ao DRCA/Ufal.

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, pedimos que entrem em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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Oferta acadêmica do Curso e calendário de matricula e ajustes para 2020.2 já disponível

Atualizado em 1706/2021

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que já está disponível para consulta a Oferta Acadêmica do Curso e o calendário para realização das matriculas e seus ajustes para o semestre letivo 2020.2, que ainda será em formato não presencial.

A referida oferta encontra-se disponível no botão "Oferta 2020", presente na aba "Oferta Acadêmica" da página do curso, no site do ICBS. Além dos quadros de ofertas de disciplinas, dividido por turnos e contendo dados gerais como dia, horário e docente responsável pela disciplina, está disponível também para consulta os planos de ensino das disciplinas ofertadas para o semestre letivo 2020.2.

Destacamos que os horários e planos de disciplinas podem sofrer alterações devido a situação de crise instalada pela pandemia de Coronavírus, bem como por adequações ou mudanças necessárias para o bom andamento das atividades acadêmicas do curso.

Sobre o calendário de matrícula, de ajustes e de trancamento das mesma segue abaixo tabela contendo os períodos estabelecidos pela Reitoria, disponíveis no Calendário Acadêmico de 2020

Atividade Período
Fluxo Padrão de 14 a 16 de junho de 2021
Fluxo Individual de 17 a 19 de junho de 2021
Ajuste de matrícula de 22 a 26 de junho de 2021
Vagas Remanescentes de 28 e 30 de junho de 2021
Trancamentos de matrícula do curso ou em disciplina de 22/06 a 22/07 de 2021

 Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, pedimos que entrem em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

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Publicada Instrução Normativa sobre TCC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS

Atualizado em 01/05/2021.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que está disponível novo ato normativo do curso, assim como documentos e formulários, relacionado a elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e dá outras providências relativas a tramitação e procedimentos administrativos relacionados ao tema.

A novo ato é a Instrução Normativa (IN) n. 1/2021-CBioL/ICBS/Ufal que trata da temática TCC, e, esta disponível na aba "PPC e Normas Complementares" da página do curso, presente no site do ICBS/Ufal. Essa instrução aborda desde o papel dos órgãos e funções responsáveis pelos processos envolvendo a elaboração, defesa e conclusão dos trabalhos de conclusão do curso.

A IN n. 1/2021 trás informações como as áreas de pesquisa que serão aceitas para a constituição do TCC; sobre a escolha do orientador; a concepção do projeto de TCC, ou seja, quais são os elementos que compõem o projeto, e, para onde envia-lo e aos cuidados de quem; fala sobre a composição do trabalho escrito, as possibilidades de defesa (presencial e a distância) e composição da banca; documentos, formulários, prazos e etapas relativos e necessários a tramitação do TCC.

Tal instrução, em conjunto com todos os documentos e formulários relativos aos procedimentos administrativos e pedagógicos sobre o tema, vem complementar as orientações gerais para o TCC, apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), estando de acordo com o Regimento Acadêmico da Ufal e normas complementares emitidas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) pertinentes ao tema.

Ao tempo, destacamos que apesar de tal norma ter sido recentemente homologada ela não substitui a Orientação Técnica (OT) n. 1/2020-CBioL/ICBS/Ufal, que estabelece e orienta, em caráter excepcional, as etapas e os procedimentos para a realização da Defesa de TCC on-line Especial em função da pandemia de Novo Coronavírus - Covid-19, mas que complementa tal norma em relação a elaboração do projeto de TCC, quais são os documentos, os formulários, as etapas e os prazos relativos a tramitação dos procedimentos pertinentes ao tema.

Dessa forma, salientamos que enquanto durar a situação de crise instalada pela pandemia de Covid-19, será mantida as normas da OT n. 1/2020, bem como documentos e formulários necessários para marcação e defesa dos TCC, sendo complementada pela IN. n. 1/2021 para orientar e instruir os demais procedimentos, documentos e formulários relativos ao tema.  

Tanto os formulários e termos padrão, utilizados, neste momento apenas, para a etapa de cadastro de novos TCC e necessários para a realização de matrícula vínculo para TCC, assim como os necessários para marcação e defesa dos TCC durante a crise instalada pela pandemia de Covid-19, de acordo com a OT n. 1/2020-CBioL/ICBS/Ufal, estão disponíveis na aba "Documentos e Formulários" da página do Curso de CBioL, no site do ICBS.

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento relativas a IN n. 1/2021-CBioL/Ufal, ou ao tema TCC pedimos para entrar em contato pelo e-mail da Coordenação de TCC em destaque: coordenacao.tcc.cbiol@icbs.ufal.br.

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AJUSTE DE MATRÍCULAS para o Período Letivo 2020.1 e solicitação de matrícula em VAGAS REMANESCENTES.

Publicado em 18/02/2021

De acordo com o novo calendário acadêmico para o período letivo 2020.1, definido pela RESOLUÇÃO Nº. 80/2020-CONSUNI/UFAL, de 30 de dezembro de 2020, informamos que o período de solicitação de ajuste de matrícula ocorrerá entre 18 e 23 de fevereiro de 2021.  E o período de solicitação para matrícula em vagas remanescentes ocorrerá entre 24 e 26 de fevereiro de 2021.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS receberá tanto os pedidos de ajustes de matrícula quanto os de matrícula em vagas remanescentes pelos formulários a seguir:

O quadro de oferta de disciplinas atualizado encontra-se aqui no site do curso na aba "Oferta Acadêmica > Oferta 2020".  

Não há outra maneira de solicitação de ajustes de matrícula.

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, entrar em contato pelo e-mail:
coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

Não haverá atendendo presencial para ajustes de matrícula e solicitação de matrícula em vagas remanescentes.

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Prazo de Reabertura de Matrícula, Rematrícula e Prorrogação de Curso.

Publicado em 19/01/2021.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que está disponível o período para Reabertura de matrícula (destrancamento), Rematrícula (desbloqueio) e Prorrogação de Curso junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA/Ufal).

Conforme calendário acadêmico, no período de  18 a 29/01/21 estará aberto o prazo para solicitação de Reabertura de matrícula (destrancamento), Rematrícula (desbloqueio) e Prorrogação de Curso referente ao semestre letivo 2020.1.
Orientamos aos estudantes que processo de reabertura de matrícula (destrancamento) deva ser efetuado presencialmente no protocolo Geral da UFAL, de 8h as 14h, mediante apresentação do formulário próprio do DRCA. Caso o estudante tenha dificuldade, orientamos entrar em contato com a coordenação do curso para verificar a possibilidade de abertura via coordenação (neste caso a coordenação necessita  receber o requerimento/formulário por email, realizar a abertura do processo no SIPAC e entregar o processo físico (impresso) ao DRCA.
No que se refere às solicitações de rematrícula (desbloqueio) e prorrogação de curso, continua o fluxo de abertura junto à coordenação de curso. Neste caso a coordenação receberá o requerimento/formulário pelo email institucional da Coordenação do Curso (vide endereço destacado ao final), realizando a abertura do processo no SIPAC, procedendo com a análise do pleito e entregando o processo físico (impresso) ao DRCA com parecer.
Para orientação aos estudantes, segue link do formulários:
Reabertura de Matrícula (destrancamento ) -
Rematrícula (desbloqueio) e prorrogação de curso  -
Esperamos ter ajudado e quaisquer dúvidas ou esclarecimentos nos colocamos a disposição através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br.

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Novo Calendário Acadêmico UFAL para os períodos 2020.1 e 2020.2

Publicado em 19/01/2021.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que está disponível no site da universidade o novo Calendário Acadêmico da Ufal para os períodos letivos 2020.1 e 2020.2.

O referido documento encontra-se disponível na seção "Calendário Acadêmico" da aba "Graduação", do portal "Estudante", do site da Ufal. Nele estão dispostas as informações e orientações referentes as matrículas acadêmicas, àos processos de reopção, trancamento/destrancamento, rematrícula (desbloqueio) e seletivos externos (como transferência, reingresso, outros), à realização de atividades acadêmicas como: práticas, estágios, pibid e residência pedagógica, e, outros assuntos de relevância acadêmica.

O referido Calendário Acadêmico foi aprovado pela Resolução Consuni/Ufal n. 80/2020, de 30/12/2020, publicada pela Secretaria dos Conselhos Superiores da Ufal (Secs/Ufal) agora em janeiro de 2021. Para mais informações consultar o referido calendário através do link:

https://ufal.br/estudante/graduacao/calendario-academico/2020

Esperamos ter ajudado e quaisquer dúvidas ou esclarecimentos nos colocamos a disposição através do e-mail: coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br.

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Procedimentos necessários para integralização do curso e marcação da colação de grau.

Publicado em 17/11/2020.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que desde o mês de setembro de 2020 o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal (DRCA/Ufal) está realizando os procedimentos relativos a Colação de Grau.

A demora no repasse dessa informação à comunidade acadêmica se deveu a questões procedimentais pendentes, exigidas pelo DRCA, para a execução das ações relativas a colação de grau. A dúvida existente, só agora sanada, era com relação a apresentação do Recibo de Depósito do TCC no ato do requerimento de colação de grau, se ficaria a encargo da coordenação do curso ou do estudante. Assim, fomos informados que para obtenção de tal documento o estudante deverá depositar a versão final de seu Trabalho de Conclusão de Curso junto ao Sistema de Bibliotecas da Ufal (SiBi/Ufal), através do Repositório Institucional da Ufal (RI/Ufal), mediante o envio para o e-mail <ri@sibi.ufal.br> da:

  1. Versão final do TCC, devidamente corrigida - de acordo com os apontamentos da banca, com as normas da ABNT e com o Padrão Ufal de Normalização, e aprovada pelo professor-orientador;
  2. Ficha Catalográfica;
  3. Folha de aprovação assinada
    1. pela banca examinadora; ou
    2. pelo menos, por 2 (dois) membros da banca examinadora; ou,
    3. excepcionalmente, por 01 (um) membro da banca examinadora e pelo coordenador do curso, em exercício.
  4. Termo de autorização para publicação assinado pelo autor.

Destacamos que junto a Coordenação do Curso o estudante poderá requerer cópia da Folha de aprovação assinada, quando este não receber sua via ao final de sua defesa, para apresentação do documento ao RI/Sibi/Ufal. Quanto a Ficha Catalográfica, essa deverá ser requerida junto o Setor de Catalogação na Fonte da Biblioteca Central (BC) do Campus A.C. Simões (Maceió),  mediante:

  1. Preenchimento de formulário específico, disponível na página do setor (vide link abaixo);
  2. Cópia do TCC, devidamente corrigida - de acordo com os apontamentos da banca, com as normas da ABNT e com o Padrão Ufal de Normalização, e aprovada pelo professor-orientador, nos formatos .pdf e/ou .doc ou .docx (editor de texto);
  3. Envio da documentação completa (formulário de solicitação de ficha catalográfica ou solicitação direta por e-mail e a cópia do trabalho acadêmico, nos formatos requeridos) para o e-mail da biblioteca relacionada ao campus de origem do curso, que é <fichascat@gmail.com>.

Sobre o Termo de Autorização para Publicação e o Formulário de Requisição da Ficha Catalográfica, informamos que os mesmos se encontram disponíveis nas páginas do RI/Ufal e do Setor de Catalogação na Fonte da BC, respectivamente. Nessas páginas os interessados poderão consultar mais informações e sanar dúvidas que possam existir sobre os procedimentos de depósito de TCC e catalogação na fonte de trabalhos acadêmicos.

Quanto a integralização do curso, procedimento que é feito por meio da Coordenação do Curso, solicitamos que os estudantes encaminhem a versão final do TCC, devidamente corrigida - de acordo com os apontamentos da banca, com as normas da ABNT e com o Padrão Ufal de Normalização, sendo a mesma aprovada pelo professor-orientador - comprovando mediante mensagem oriunda de correio eletrônico institucional do mesmo, e, no Formato de Documento Portátil (.pdf), para o e-mail da Coordenação do Curso, somente em posse de tais documentos a Secretaria do Curso procederá com a inclusão das informações pertinentes ao TCC e a integralização do curso junto ao sistema acadêmico da Ufal.

Para quaisquer dúvidas, necessidade de atendimento e envio da versão final do TCC para a Coordenação do Curso, entrar em contato pelo e-mail: <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>

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Retorno das atividades presenciais da Secretaria e da Coordenação do Curso.

Pulicado 17/11/2020.

A Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS/Ufal vem por meio desta, informar a comunidade acadêmica do referido curso que está retornando, parcialmente, às atividades presenciais nas dependências de sua secretaria/coordenação todas as terças, quartas e quintas-feiras, no período da tarde - das 13h às 17h, a partir deste dia 17 de novembro de 2020.

Para tanto destacamos que os atendimentos ao público deverão ser previamente agendados a fim de evitar aglomerações nas dependências da secretaria/coordenação e também para dar celeridade aos procedimentos necessários, além de que os mesmos serão limitados a esses dias e horários, e, será atendida apenas uma pessoa por vez no referido ambiente, para obediência às normas e condições de segurança/saúde ambiental e sanitárias determinadas pelos órgãos de saúde pública, e, para o resguardo dos servidores que prestarão os serviços.

Lembramos ainda a todos que o atendimento só será realizado mediante o comparecimento do interessado, ou de seu representante, portando máscara durante todo o tempo e respeitando o distanciamento de 1,5 metro.

Aproveitamos, ao tempo, para informar que os atendimentos no turno da noite ainda se encontram em suspenso, de acordo com a Portaria n. 866/2020-GVR/Ufal, de 29/09/2020, que ampliou o horário de funcionamento dos órgãos administrativos e unidades acadêmicas das 8h às 14h para 8h às 17h, apenas, não possibilitando assim funcionamento/atendimento a noite, além disso, destacamos que fica a encargo das chefias desses setores/órgãos a definição dos dias, horários de funcionamento e das escalas de pessoal durante esse período de pandemia.

Para mais informações consultar a referida portaria através do link:

<https://sipac.sig.ufal.br/public/baixarBoletim.do?publico=true&idBoletim=875>

Esperamos ter ajudado e quaisquer dúvidas ou esclarecimentos nos colocamos a disposição.

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Novo e-mail da Coordenação de Estágios do Curso

Publicado em 11/11/2020

A Coordenação do Curso de Licenciatura em C. Biológicas do ICBS - CBioL/ICBS, vem por meio desta informar a toda comunidade acadêmica deste Instituto que a partir deste dia 11/11/2020 a Coordenação de Estágios deste curso passa a ter um e-mail institucional oficial próprio que é <estagio.cbiol@icbs.ufal.br>

Este endereço servirá para tratar de questões e situações relacionadas a:

- Termos de Compromisso de Estágios (TCE): assinaturas, orientações, solicitações e outros;
- Convênios para concessão de estágios: orientações, intermediação e outros;
- Aproveitamento acadêmico de/para estágios: acompanhamento e informações/orientações sobre processos de aproveitamento de atividades para fins de estágios;
- Consultas e orientações sobre legislação, normas e procedimentos acadêmicos, técnicos e administrativos relativos aos estágios do curso;
- Outras questões relativas ao tema estágios.

Esse endereço tem a função de colocar toda a comunidade acadêmica em contato direto com os coordenadores de estágios e equipe técnica do curso, a fim de facilitar a resolução de dúvidas e problemas que por ventura se estabeleçam ao longo das rotinas técnicas-administrativas dos estágios, e, dar celeridade aos processos e procedimentos que envolvem estágios no curso de CBioL/ICBS.

Destacamos, contudo, que o trato e funcionamento dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, no que concerne ao dia-a-dia das rotinas pedagógicas, continuam sob a responsabilidade dos professores orientadores dos estágios, dessa maneira as questões e dúvidas relativas ao andamento dessas atividades no âmbito da prática diária deverão, primeiramente, ser discutidas com esses professores. Assim, solicitamos que questões relativas aos pontos supracitados sejam encaminhadas para este endereço só e somente só em casos que se evidencie problemas que os professores-orientadores não sejam capazes de solucionar ou que apresentem prejuízos acadêmicos claros a uma das partes.

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Ajuste de Matrícula dos feras 2020.2 e Matrícula em VAGAS REMANESCENTES (finalização) para o Período Letivo Excepcional (PLE)

Publicado em 19/10/2020

De acordo com o Ofício PROGRAD n.118 de 2020 que retifica o calendário de matrículas para o PLE, informamos que a data de ajuste de matrícula dos feras 2020.2 será 19/10/2020, e para finalização em vagas remanescentes será 20/10/2020. 

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS receberá os pedidos de ajuste de matrícula do feras 2020.2 e finalização em vagas remanescentes pelo formulário contido no link: https://forms.gle/mbjZbTbokA5JhAE76

O quadro de oferta de disciplinas ofertadas para o curso, com a disponibilidade de vagas atualizada em 19/10/2020 às 08h, encontra-se inserido no formulário e também no link: https://drive.google.com/file/d/1KKD337gujDK37obMOwIMcQ3YOTvk96co/view?usp=sharing

Não há outra maneira de solicitação de ajuste de matrícula.

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, entrar em contato pelo e-mail:
coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

Não estamos atendendo presencialmente, porém, havendo necessidade é possível agendar pelo e-mail acima.

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Matrícula em VAGAS REMANESCENTES para o Período Letivo Excepcional (PLE)

Publicado em 14/10/2020

De acordo com as orientações e determinações das Resoluções Consuni/Ufal n.34 e n.36 de 2020, e o Ofício PROGRAD n.105 de 2020, informamos que o período de solicitação de matrícula em vagas remanescentes para o Período Letivo Excepcional (PLE) ocorrerá no período de 15 a 17 de outubro de 2020. 

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS receberá os pedidos de matrícula em vagas remanescentes pelo formulário contido no link: https://forms.gle/ikiy6Cduj6rTKCyC8

O quadro de oferta de disciplinas ofertadas para o curso, com a disponibilidade de vagas, encontra-se inserido do formulário e também no link: https://drive.google.com/file/d/1y5NpXZ6CLCdSx1ZSLaHcrqBirqOfwvdR/view?usp=sharing

Não há outra maneira de solicitação de matrícula em vagas remanescentes.

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, entrar em contato pelo e-mail:
coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

Não estamos atendendo presencialmente, porém, havendo necessidade é possível agendar pelo e-mail acima.

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Sobre acessibilidade na Ufal para pessoas com deficiência (PcD)

Publicado em 13/10/2020

Informamos a comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e em geral que o Núcleo de Acessibilidade da UFAL (NAC-UFAL) estará disponibilizando suporte e apoio aos estudantes com deficiência na Ufal para que os mesmos possam acompanhar as atividades acadêmicas realizadas durante o Período Letivo Excepcional (PLE) da UFAL.

Para tanto os interessados deverão entrar em contato com o NAC por meio de diversos caminhos, assim indicamos que baixem o panfleto (link abaixo) que passará todas os links e contatos com o NAC ou acessem o site do NAC-UFAL (link abaixo).

LInks:

Panfleto NAC-UFAL

Site NAC-UFAL

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Ajuste de Matrículas para o Período Letivo Excepcional (PLE)

Publicado em 12/10/2020 - Atualizado em 13/10/2020.

De acordo com as orientações e determinações das Resoluções Consuni/Ufal n. 34 e 36 de 2020 informamos que o período de solicitação de ajuste de matrícula para o Período Letivo Excepcional (PLE) ocorrerá no período de 12 a 14 de outubro de 2020. 

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS receberá os pedidos de ajustes de matrícula pelo formulário contido no link: https://forms.gle/zitSZDfw4jrKfw38A

O link para o arquivo do quadro de oferta de disciplinas atualizado encontra-se inserido do formulário.  

Não há outra maneira de solicitação de ajustes de matrícula.

Reforçamos que a matrícula no Período Letivo Excepcional (PLE) é facultativa. 

Quem pode se matricular no PLE?
Aluno com matrícula regular, aluno com direito a matrícula, aluno trancado e aluno em mobilidade
Não poderá se matricular aluno em situação de bloqueio ou desligamento!

Para quaisquer dúvidas ou necessidade de atendimento, entrar em contato pelo e-mail:
coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br

Não estamos atendendo presencialmente, porém, havendo necessidade é possível agendar pelo e-mail acima.

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Período Letivo Excepcional (PLE): Oferta acadêmica CBIOL e Matrículas

Publicado em 30/09/2020 - Atualizado em 13/10/2020

De acordo com as orientações e determinações das Resoluções Consuni/Ufal n. 34 e 36 de 2020 informamos que as matrículas para o Período Letivo Excepcional (PLE) ocorrerão no período de 03 a 07 de outubro de 2020, sendo realizado através do Sistema Acadêmico da Ufal (SieWeb). 

Nesse período o processo de matrícula seguirá as condições estabelecidas na Resolução n. 34/2020-Consuni que, em geral, orienta que:

  1. A matrícula do discente no PLE é facultativa;
  2. Havendo casos de maior procura que oferta, o colegiado de cada curso deverá definir e deixar explícito os seguintes critérios de prioridade estabelecidos para deliberação das matrículas: 
  1. Concluintes;
  2. Discentes em fluxo individual;
  3. Ingressantes 2020.1;
  4. Obediência a ordem temporal de matrícula desses grupos;

III. O cancelamento da matrícula em Atividades Acadêmicas Não Presenciais (AANPs) poderá ser solicitado pelo discente, sem qualquer prejuízo em seu histórico escolar, observando as seguintes condições:

  1. a qualquer tempo, devidamente justificado por motivações vinculadas à pandemia do novo corona vírus (Sars-CoV-2), com a aprovação pelo colegiado;
  2. até a quinta semana de atividades do PLE.

IV. Os discentes poderão se matricular em no máximo 3 (três)  Atividades Acadêmicas Não Presenciais.

Sobre a Oferta Acadêmica das AANPs fica a critério do Colegiado do Curso a definição dos tipos, podendo compreender as seguintes componentes curriculares:

  1. Disciplinas tanto obrigatórias quanto eletivas;
  2. TCC;
  3. Estágios obrigatórios e não obrigatórios;
  4. Atividades complementares diversas; e,
  5. Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)

Cabe ao Colegiado estabelecer a oferta acadêmica do curso para o PLE a partir da submissão de AANPs sugeridas pelos docentes, que deverão providenciar Plano de Ensino (PE) que especificará dentre várias informações o número de vagas que serão ofertadas por atividade. Destacamos que a oferta das disciplinas deverá, preferencialmente, seguir os horários normalmente previstos (dia, turno e horário das aulas) para a oferta presencial .

E por fim, a oferta acadêmica do curso deverá estar disponível para consulta no Site do Curso a partir do dia 30/09, a fim de que os estudantes possam verificar a disponibilidade de AANPs e horários de interesse. Para maiores informações sobre o PLE e o Calendário Oficial do PLE consultar, primeiro, as Resoluções n. 34 e 36 de 2020 e a página sobre o PLE (links em destaque) e sobre a Oferta Acadêmica para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas verificar a aba "Oferta Acadêmica > Período Letivo Excepcional (PLE)" disponível nesta página do Curso.

Links:

Sobre o PLE da UFAL

Resolução Consuni/UFAL n. 34/2020 - Estabelece o PLE;

Resolução Consuni/UFAL n. 36/2020 - Calendário Acadêmico PLE.

Persistindo as dúvidas entrar em contato com a Coordenação do Curso por meio do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>

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Colegiado do Curso define condições para Defesa de TCC on-line Especial durante a pandemia do novo Coronavírus - Covid-19

Publicado em 20/08/2020.

De acordo com deliberação do Colegiado do Curso, ocorrida no último dia 12/08/2020, as defesas de TCC on-line começarão a funcionar de acordo com as condições estabelecidas pelo Orientação Técnica CBIOL/ICBS n. 1/2020  obedecendo-se os seguintes termos e prazos:

Toda a Defesa de TCC on-line Especial será:

I - Obrigatoriamente gravada;
II - Na modalidade mista, ou seja, com etapas síncronas e assíncronas; e
III - Por meio do Google Meet, ligado ao e-mail institucional do orientador.

Os estudantes deverão estar matriculados, obedecendo as seguintes condições:

I - Com Matrícula em disciplina – Envio por parte do orientador do formulário de Indicação de Banca Examinadora (especial) – contendo dias (datas das gravações da apresentação e da arguição), horários das etapas e linkies de acesso as salas de reuniões; e, se
II - Com Matrícula Vínculo para TCC – Realizar a confirmação da matrícula e de conclusão da carga horária flexível obrigatória (200h previstas no TCC) junto a Coordenação do Curso, e, enviar, junto com o professor orientador, o termo de compromisso de orientação de TCC e formulário de Indicação de Banca Examinadora (especial) – contendo dias (datas da gravações da apresentação e da arguição) e horários das etapas;

Para marcação da Defesa - 

  1. Deverá ser solicitada pelo Professor Orientador, por meio de e-mail;
  2. Ser solicitada com, no mínimo, 15 (quinze) dias antes da etapa da Arguição do Trabalho
  3. Anexar Formulário de Indicação da Banca Examinadora 
  4. Anexar Termo de Compromisso de TCC, condicional a estudantes apenas com matrícula vínculo para TCC.

Todos os formulários e documentos necessários ao processo de Defesa de TCC on-line especial estão disponíveis na aba “Documentos e formulários” da página do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no site do ICBS/Ufal, disponível na aba "Documentos e Formulários" da página do curso, no site do ICBS/Ufal

Para maiores informações consultar, primeiro, a Orientação Técnica (link em destaque) e, posteriormente, entrar em contato com a Coordenação do Curso por meio do e-mail <coordenacao.cbiol@icbs.ufal.br>

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