Apresentação
O Grupo “ Comunidades Bentônicas” registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq foi criado em 1990 e desde então vem realizando suas atividades no Setor de Comunidades Bentônicas, nos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (LABMAR), com participação de servidores docentes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
As comunidades bentônicas são formadas por organismos que incluem espécies da fauna e flora aquáticas, associadas a diferentes tipos de substratos orgânicos e inorgânicos, tanto consolidados quanto inconsolidados.
As pesquisas em desenvolvimento referem-se a sistemática, a biologia e a ecologia dos organismos bentônicos existentes ao longo do litoral do Estado de Alagoas, costa nordeste do Brasil.
Os trabalhos realizados por este grupo de pesquisa incluem as espécies bentônicas marinhas e estuarinas, com ênfase nos aspectos das comunidades macrobentônicas. Entre os principais ambientes costeiros estudados, vem sendo caracterizados sob o aspecto da biodiversidade os ecossistemas recifais e os ecossistemas estuarinos-lagunares, incluindo os manguezais, existentes ao longo da zona costeira alagoana.
Para maiores informações acesse o site abaixo:
http://sites.google.com/site/comunidadesbentonicas/