Plano de ação - COLEGIADO do Curso Lic em Ciências Biológicas 2024-2026

Arquivo
Plano de ação - COLEGIADO do Curso Lic em Ciências Biológicas.pdf
Documento PDF (31.0KB)
                    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PLANO DE AÇÃO
2024-2026
Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Maceió - AL, setembro de 2024

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
APRESENTAÇÃO

Este Plano de Ação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas,
Campus A.C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apresenta as propostas de
atividades a serem implementadas durante o biênio 2024-2026. O Colegiado é composto pelos
seguintes membros: DOCENTES TITULARES: Amanda Lys dos Santos Silva/ SIAPE 3195712
(Coordenadora) Müller Ribeiro Andrade/ SIAPE 2119250 (Vice-Coordenadora) Aleilson da Silva
Rodrigues/ SIAPE 1047815 Gilberto Costa Justino/ SIAPE 1916144 Marcos Vinícius Carneiro
Vital/ SIAPE 1544082 DOCENTES SUPLENTES Giana Raquel Rosa/ SIAPE 1684331 Júlio
Cézar de Oliveira Santos/ SIAPE 1061797 Leonora Tavares Bastos/ SIAPE 3285755 Luana Marina
de Castro Mendonça/ SIAPE 3305518 Maria Cláudia da Silva/ SIAPE 3307604
REPRESENTANTE DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS: TITULAR: Saulo Roberto de
Souza Silva/ SIAPE 3007504 SUPLENTE: Genário Batista dos Santos/ SIAPE 3008467
REPRESENTANTE DOS DISCENTES TITULAR: Eduardo Kauã de Lima Santos/ Matrícula
22111736 SUPLENTE: Devid Lucas Tenório dos Santos / Matrícula 22111775.
O presente documento tem como propósito listar os objetivos a serem trabalhados pelo
Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contendo em cada um deles os
indicadores, produtos e resultados parciais.

Plano de Ação : objetivos, metas e indicadores do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (biênio 2024-2026)

Objetivos

Indicadores

Produtos

Resultados Parciais
(março/24 a setembro/24)

Número de reuniões com do
Colegiado com o NDE

PPC reformulado e aprovado;
Elaboração conjunta do relatório de auto
avaliação do curso Semestral

Não iniciado

Promover orientação educacional e de
mercado

Número de palestras realizadas;

Debates e palestras com docentes de
escolas públicas e privadas, bem como
empreendedores do ramo da educação;
Relatório de Egressos

Mesa-redonda e BioCafé agendados na
XXXVIII SemaBIO; Relatório de Egressos
(atualizado em ago/24) publicizado na página
do Curso

Garantir a qualidade do ensino

Número de aulas realizadas nos
semestre letivo;

Planos de Curso dos docentes; Diários
de classe das disciplinas Relatório de
agendamentos dos laboratórios
didáticos

Planos de Curso consolidados no SIGAA

Analisar a estrutura e a matriz
curricular

Implementar a cultura de consulta e
conhecimento dos documentos
oficiais da UFAL entre os alunos

Quantidade de alunos que
demonstram conhecimento sobre onde
acessar os documentos institucionais
da UFAL; número de participações na
semana de planejamento.

Implementar uma cultura contínua de
preparação e engajamento dos alunos
para o ENADE nas Licenciaturas

Quantitativo de estudantes regulares em
janeiro de 2025 e em agosto de 2025

Criar uma cultura de valorizar a
avaliação do ENADE entre discentes
e docentes

Número de questões nos moldes do
ENADE em avaliações de disciplinas

Melhorias na compreensão dos
processos acadêmicos relacionados ao
curso, como TCC, estágio e
regulamentos gerais; disponibilização
de documentos na biografia do perfil do
Curso
Reunião com estudantes para explicar
sobre o ENADE; Presença do
Colegiado nas escolas no dia da
Avaliação Teórica; Inclusão, nas
disciplinas e nos conteúdos curriculares,
discussões sobre o ENADE e os
aspectos que são avaliados, como
habilidades exigidas e temas
recorrentes; Mesa-redonda com
egressos que participaram do ENADE
Reuniões com Setores de Estudos;
registro de mensagens em grupos de
WhatsApp; Reuniões com Estudantes do
Curso

Disponibilização de documentos na biografia
do perfil do Curso no Instagram

Habilitação de estudantes no sistema e-MEC

Criação de grupo de WhatsApp com
ingressantes e concluintes 2024