Matriz Curricular 2018/2020
Disciplinas obrigatóriasAs disciplinas obrigatórias serão ofertadas como núcleo comum em toda rede PROFBIO, sendo ministrada pelos docentes de cada pólo, de forma semi-presencial, com parte das aulas a distância. Cada Disciplina terá um coordenador nacional e os respectivos coordenadores locais, nas Instituições Associadas. |
|
MPB-001 - Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Carga horária: 30h Créditos: 2 |
Ementa |
MPB-002 - Metodologia da Pesquisa Carga horária: 30h Créditos: 2 |
|
MPB-003 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 1 Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 1 Carga horária: 120h Créditos: 8 |
|
MPB-004 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 2 Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 2 Carga horária: 120h Créditos: 8 |
|
MPB-007 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 3 Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 3 Carga horária: 120h Créditos: 8 |
|
MPB-009 - Tópicos Especiais no Ensino de Biologia – I Carga horária: 30h Créditos: 2 |
|
Disciplinas optativasAs disciplinas optativas serão ofertadas de forma presencial, semi-presencial ou a distância, nesse último caso podendo ser compartilhadas por alunos de toda rede das Instituições Associadas. Cada disciplina optativa contará com uma coordenação nacional, que será exercida por membros da Comissão Nacional de Pós-Graduação ou por eles indicados, preferencialmente contando com a participação dos respectivos coordenadores nacionais das disciplinas obrigatórias que possuam temas correlatos, com vistas a evitar sobreposição de conteúdos nas duas categorias de disciplinas. Aos coordenadores nacionais de disciplinas caberá uniformizar o conteúdo programático e sua condução metodológica, e gerenciar a pertinência do material didático e das referências bibliográficas indicadas, visando garantir a qualidade das disciplinas e unidade da proposta. Em relação às referências bibliográficas, destaca-se que será dada ênfase à leitura e discussão de artigos científicos sobre os temas em foco, de forma que, considerando a multiplicidade e a transitoriedade das citações quando se trata de contextualização dos temas de Biologia, não apresentaremos listagem nominal completa dos artigos ou livros que serão utilizados, pois as atualizações são muito dinâmicas. |
|
MPB-005 - Práticas e/ou estratégias alternativas de ensino e aprendizagem de biologia |
Ementa |
MPB-006 - Temas atuais e ensino de bioquímica | Ementa |
MPB-013 - Temas atuais e ensino de biologia celular, tecidual e do desenvolvimento | Ementa |
MPB-008 - Temas atuais e ensino de anatomia e fisiologia | Ementa |
MPB-014 - Temas atuais e ensino de genética e evolução | Ementa |
MPB-010 - Temas atuais e ensino de microbiologia | Ementa |
MPB-011 - Temas atuais e ensino de parasitologia | Ementa |
MPB-012 - Temas atuais e ensino de imunologia | Ementa |
MPB-015 - Temas atuais e ensino de zoologia | Ementa |
MPB-017 - Temas atuais e ensino de biologia vegetal | Ementa |
MPB-018 - Temas atuais e ensino de ecologia e educação ambiental | Ementa |
MPB-016 - Temas atuais em biotecnologia e bioinformática | Ementa |
MPB-020 - Temas atuais em educação e saúde | Ementa |
MPB-021 - Temas socioambientais e culturais | Ementa |
MPB-019 - Tópicos especiais em biologia I | Ementa |
MPB-023 - Tópicos especiais em biologia II | Ementa |
MPB-022 - Tópicos especiais no ensino de biologia II | Ementa |
MPB-024 - Tópicos especiais no ensino de biologia III | Ementa |