Credenciamento Docente

Decisão nº 12/2022 - CRITÉRIOS PARA ENQUADRAMENTO COMO DOCENTE PERMANENTE OU COLABORADOR

Docente Permanente (DP)

São critérios mínimos para enquadramento como Docente Permanente (DP - compõem o Nucleo Permanente/NP) - O PPG tem sua política de acompanhamento de docentes mediante critérios de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento.
O credenciamento se aplica a entrada de novos docentes no PPG a cada período avaliativo da CAPES, salvo situações eventuais e especificas que possam melhorar significativamente as métricas do PPG. O recredenciamento no NP ou no Núcleo de Colaboradores/NC e o descredenciamento se aplicam ao CD ao final de cada período avaliativo da CAPES. Os critérios para o NP seguem os indicados para cursos com doutorado no documento mais recente da área avaliativa do PPG na CAPES. Os candidatos ao NP devem ser preferencialmente vinculados a UFAL, propor envolvimento efetivo em disciplinas da grade curricular do PPG-DIBICT e ter obtido pelo menos uma coorientação concluída com sucesso em nível de mestrado. Deve ter ter fator H≥7 e produção científica corrente considerada válida e aderente a área de conhecimento pelos critérios da área de avaliação do PPG na CAPES em quantitativo igual ou  superior à média de desempenho dos cursos nota 6 (seis) da área de avaliação do PPG na CAPES nos últimos quatro anos (sendo pelo menos 50% nos últimos dois anos): ter publicado como 1o ou último autor ou de correspondência ≥ 2 artigos em periódicos P≥87,5 ou ≥ 3 artigos em P≥75 ou ter ≥ 6 (seis) publicações em periódicos com P≥50. Para recredenciamento no NP o docente deve ter publicado com pelo menos 50% dos orientados que concluíram o curso no PPG-DIBICT nos últimos 4 anos.

Docentes Colaboradores (DC)

São critérios mínimos para enquadramento como Docentes Colaboradores (DC - compõem o Núcleo de Colaboradores/NC) deverão ofertar ou colaborar em disciplinas e ter pelo menos 50% das demandas de produção científica para enquadramento para NP, sem excepcionalidades. O percentual de Colaboradores não poderá superar 25% do CD, exceto no caso de jovens doutores, caso estes não onerem a avaliação do PPG pela CAPES, devendo estes sempre terem vínculo via bolsa ou empregatício com a UFAL ou com instituição de pesquisa e ensino superior, conforme for deliberado pelo Colegiado do PPG.

* Para credenciamento acompanhar editais na seção Seleção-Credenciamento Docente.