Planejamento Estratégico 2025 - PPGCS

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Planejamento Estratégico 2025 - PPGCS-UFAL.pdf
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                    Ministério da Educação
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Planejamento Estratégico
Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

2025

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Universidade Federal de Alagoas - 2025

1. Introdução
O Programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Alagoas
(PPGCS-Ufal) iniciou suas atividades em 2006. Desde então, organizou-se em torno
do objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados, associando
produção científica relevante e desenvolvimento de atividades com impacto social,
obtendo assim reconhecimento. As estratégias então definidas permitiram que o
programa fosse qualificado com nota 5 na última avaliação da CAPES.
Este Plano Estratégico foi criado pela Coordenação e Colegiado do PPGCSUfal, com a finalidade de, a partir de uma avaliação dos pontos fortes e fracos do
programa, estabelecer metas estratégicas para a manutenção e expansão da
qualidade de suas atividades. O planejamento está alinhado com as políticas
institucionais, incluindo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as
perspectivas da CAPES para a área de Medicina II e com o histórico de excelência do
Programa.
2. Histórico e contextualização do Programa
O PPGCS-Ufal deu início ao mestrado acadêmico em 2006 e ao doutorado
acadêmico em 2013, atendendo a uma necessidade reprimida na formação de
doutores na área da saúde em Alagoas. Vale destacar que o PPGCS-Ufal exerce um
significativo impacto social e econômico em Alagoas, respondendo a várias
necessidades de saúde locais e regionais. No entanto, o PPGCS-Ufal não atua apenas
a nível local e regional, mas também responde a demandas nacionais e internacionais,
aumentando sua visibilidade e reconhecimento de sua excelência a cada ano.
O PPGCS-Ufal tem mostrado um crescimento constante desde a sua fundação.
Neste período de quatro anos, implementamos critérios e políticas internas para
solidificar o conceito 5 CAPES obtido na avaliação quadrienal anterior. Várias
alterações foram implementadas para atender às novas necessidades de avaliação,
estabelecendo uma comissão de autoavaliação, organizando atividades e encontros
com os alunos para integrá-los ao PPG, intensificando a interação com ex-alunos e
conduzindo avaliações individuais dos professores para a elaboração de um plano de
desenvolvimento do Programa.
3. Objetivo
O PPGCS-Ufal tem por objetivo geral formar docentes e pesquisadores em
nível de mestrado e doutorado, bem como implementar a pesquisa básica e aplicada
nas diversas áreas da Saúde.
Objetivos específicos:
1) capacitar profissionais para desenvolver pesquisas, aperfeiçoar e
aprofundar os conhecimentos na área da saúde, visando prepará-los para
desempenhar atividades relacionadas ao setor científico e tecnológico da região e do
país;
2) melhorar o nível de conhecimento dos profissionais da área formados pelas
instituições de ensino superior local e de regiões próximas;
3) prover mão de obra qualificada e com responsabilidade social;

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4) estimular a integração entre pesquisadores vinculados ao Programa com
pesquisadores sediados em outras instituições brasileiras de ensino e pesquisa, bem
como outras instituições internacionais de mérito científico reconhecido;
5) capacitar profissionais com um perfil de atuação multidisciplinar na área de
saúde-doença, com ênfase no conhecimento sobre os mecanismos básicos do
aparecimento de doenças;
6) incentivar a produção e divulgação de conhecimento que permita a
melhoria da qualidade de vida e saúde da população.
4. Missão
O PPGCS-Ufal tem como missão qualificar recursos humanos em nível de
mestrado e doutorado, aptos a atuarem de forma interdisciplinar nas diversas áreas
da saúde, capacitados para servir a sociedade com excelência e comprometidos com
a ciência e a ética.
5. Visão
Ser um programa de pós-graduação de referência como polo de formação e
desenvolvimento científico e tecnológico, articulando inserção e impacto social.
6. Diagnóstico
6.1. Metodologia de diagnóstico
Neste diagnóstico, foram analisadas as características do Programa e de sua
gestão, as estruturas burocráticas, os elementos que envolvem a formação e as
competências de seus integrantes, as características qualitativas e quantitativas das
atividades desenvolvidas e o espectro de envolvimento junto aos seus compromissos
e propósitos.
A autoavaliação conduzida ao longo dos anos de 2023 e 2024, também
forneceu ao PPGCS-Ufal os subsídios necessários para reavaliação das metas e ações
propostas. A implementação da autoavaliação incluiu três etapas: a análise de
indicadores, conforme orientações da CAPES para a área de Medicina II; a percepção
dos docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos sobre os diversos
aspectos do programa, acessados por aplicação de questionário online; e a avaliação
pela comissão de autoavaliação. O resumo desta avaliação pode ser acessado na
página do programa na internet (1). O planejamento estratégico foi publicado no site
do programa (2).
A comissão de autoavaliação recebeu previamente documentos referentes ao
programa, como o Regimento Interno e os relatórios de produtividade e de
atividades desenvolvidas dentro do contexto do programa.
Na estrutura de diagnóstico foi realizada a análise SWOT, compreendendo as
forças (strengthts) e as fraquezas (weaknesses) dentro do ambiente interno e, do
ambiente externo, foram compreendidas as oportunidades (opportunities) e ameaças
(threats) de acordo com metodologia descrita por Dyson (2004) (3).

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6.2. Caracterização do Programa
O PPGCS-Ufal, em nível de mestrado e doutorado acadêmicos, oferece
treinamento especializado em duas linhas de pesquisa: 1) Epidemiologia e
etiopatogenia de doenças humanas, e 2) Fisiopatologia das doenças humanas e
terapêutica experimental (4). A organização e o funcionamento do Programa
obedecem ao Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da
UFAL (5) e ao Regulamento Interno do Programa (6), que também tratam do
processo seletivo e da estrutura curricular do curso. Nos últimos processos seletivos,
foram incluídas políticas de ações afirmativas.
Além de disponibilizar treinamento dentro das mais diversas áreas da Saúde,
o Programa e a instituição viabilizam uma experiência ampla para a formação dos
discentes por promover atividades de pesquisa, ensino e extensão de forma inter-,
multi- e transdisciplinar. Isso se faz possível pela estreita relação entre os cursos de
pós-graduação e pela oportunidade de utilização de laboratórios, de matrícula em
disciplinas e de participação em eventos nos mais diversos departamentos e centros
da Ufal.

6.3. Perfil docente
No período de 2021-2022, o PPGCS possuía 26 professores, sendo 20
permanentes e 6 colaboradores. No período de 2023 a 2024, o PPGCS expandiu seu
quadro de docentes permanentes para 24 (um crescimento de 20%) e o de
colaboradores para 5 (uma redução de 16,67%), alcançando um total de 29
professores. O quadro de orientadores possui formação diversificada a nível de
doutorado (7). O perfil do corpo docente alterou-se nos últimos anos, devido à
alteração do quadro de professores em decorrência da renovação natural do
Programa.
A produção intelectual docente entre 2021-2024 atribuída pelo Qualis
Referência foi de 27.295 pontos, um aumento de 59,57% em comparação a
quadrienal 2017-2020 (17.105 pontos). Observa-se ainda que a média da produção
dos docentes permanentes na quadrienal 2021-2024 foi de 521,70 pontos, sendo
que 17 docentes (70% do quadro permanente) superaram este valor. O valor de
521,70 pontos classifica o PPGCS-Ufal como conceito 5 (500 – 649 pontos), conforme
proposta no Relatório do Seminário de Meio Termo da Medicina II, página 12. É
importante destacar que neste quadriênio a coordenação do PPGCS-Ufal vem
estabelecendo políticas e estratégias para consolidar o conceito 5 recebido na última
avaliação quadrienal (2017-2020).

6.4. Aderência ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade
Federal de Alagoas
O atual PDI da Ufal abrange o período entre 2019 e 2023 (8). Dentre os 10
objetivos institucionais propostos e cuja responsabilidade é atribuída a diferentes
órgãos da administração superior, o PPGCS-Ufal contribuirá diretamente com pelo
menos sete.

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A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP-Ufal) é responsável por
três objetivos, que incluem elevar a qualidade da pós-graduação, aumentar o
potencial de inovação e elevar a qualidade de pesquisa da instituição.
Adicionalmente, a PROPEP-Ufal vem trabalhando para o aprimoramento da formação
discente, promovendo um amplo debate para elaboração de um planejamento
pedagógico que fortaleça o desenvolvimento de competências técnicas e
transversais, propostas a partir de cada programa de pós-graduação, mas que
abarquem todos os estudantes da instituição, além de possibilitar a inclusão de
professores, técnicos e setores da sociedade. Ademais, de acordo com o PDI atual a
PROPEP-Ufal é responsável por estabelecer medidas de incentivo relacionados a
concessão de auxílio para execução de projetos de pesquisa específicos e a
formalização de convênios com agências de fomento às pesquisas nacionais ou
internacionais.
As ações coordenadas para atingir os objetivos do PPGCS-Ufal e deste
planejamento estratégico, com base na análise diagnóstica dos diversos parâmetros
apresentados, vão ao encontro do que está proposto no PDI da Ufal, de forma que o
desenvolvimento do programa e da instituição darão suporte mútuo, amplificando a
qualidade e o impacto dos resultados.

7. Análise do contexto atual por metodologia SWOT

Fatores internos

Forças

Fraquezas

- Objetivos e metas bem definidos.
- Corpo docente com formação
interdisciplinar abrangendo as diversas
áreas de atuação do campo da saúde.
- Interação com a sociedade
consolidada por meio de ações
extensionistas.
- Integração com a graduação.
- Infraestrutura adequada a pesquisa.
- Oferta de vagas reservadas as ações
afirmativas.
- Potencial de multi e
interdisciplinaridade bem explorados.
- Boa visibilidade regional.

- Aposentadoria de docentes do corpo
permanente.
- Dificuldade de financiamento de
projetos em áreas específicas.
- Atividades de internacionalização
concentradas em alguns orientadores.
- Oferta de disciplinas desatualizada em
relação à atual demanda para formação
dos estudantes.

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Fatores externos

Oportunidades
- Tendência de crescimento da interação
com outros órgãos do setor público
(LACEN, CESAL, SUDENE, EMBRAPA,
IMA, IBAMA) da região Nordeste.
- Alto potencial exploratório no campo
da Saúde Pública considerando a região
Nordeste.
- Ocorrência de doenças negligenciadas
de forma endêmica na região Nordeste.
- Captação de recursos em agências
nacionais e internacionais aplicado a
regiões de baixo IDH.
- Demanda externa por serviços
científicos.

Ameaças
- Instabilidade econômica e mudanças
na legislação.
- Redução do investimento em pesquisa
científica.
Condição
discentes.

socioeconômica

dos

- Oferta de bolsas e auxílios por órgãos
de fomento.

8. Plano de ação para curto prazo
Levando em conta a trajetória do PPGCS-Ufal, o documento da última avaliação
quadrienal, os resultados da autoavaliação e alinhando-se ao PDI da Ufal, foi criado
um plano de ação que abrange o período de 2025 a 2028. Foram estabelecidos nove
(9) objetivos, associados a metas, ações e indicadores, para garantir que eles sejam
totalmente alcançados, monitorados de maneira objetiva e avaliáveis de maneira
eficiente.
1. Atualizar a estrutura curricular
2. Reforçar a equipe de orientadores
3. Expandir a produção intelectual
4. Reforçar e melhorar a internacionalização
5. Expandir a disseminação de conhecimento científico
6. Auxiliar o corpo docente em estratégias de captação de recursos
7. Melhorar e expandir iniciativas que fomentem o desenvolvimento e o impacto
social
8. Melhorar a integração com a graduação
9. Melhorar a estrutura, operação e administração do programa
Objetivo 1: Atualizar a estrutura curricular e fortalecer atividades discentes
Meta 1. Reformulação das disciplinas
Ações:
- Revisar e reformar o programa analítico das disciplinas ofertadas pelo Programa
- Oferecer de forma regular disciplina escrita científica

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- Identificar, analisar e destacar disciplinas oferecidas por outros centros e
departamentos da Ufal que podem dar suporte à formação dos discentes do
Programa
- Incluir conteúdos relacionados a ética e experimentação animal
- Promover cursos e eventos em consonância com a formação discente
- Divulgar palestras, cursos e eventos promovidos por outras instituições e
programas
- Fomentar a participação de discentes em eventos de importância na formação
acadêmica
Indicador:
Conclusão dos processos de atualização de conteúdo programático ou criação de
disciplinas até dezembro de 2025

Meta 1.2. Ofertar disciplinas na língua inglesa
Ações:
- Promover ações de disciplinas em inglês, a serem ministradas por professores
estrangeiros visitantes no âmbito do PPGCS-Ufal
- Ofertar disciplinas eletivas na língua inglesa
Indicador:
Ofertar a disciplina de MCS005 (Seminários) e uma disciplina de cada linha de
pesquisa, sendo essas ministradas na língua inglesa
Objetivo 2: Reforçar a equipe de orientadores
Meta 2.1. Fortalecer políticas de renovação do quadro docente
Ações:
- Integrar jovens doutores e renovar parte do corpo docente do Programa, após
orientações adequadas sobre os critérios e sistemática de avaliação da CAPES
- Fornecer apoio para que os jovens doutores desenvolvam adequadamente suas
atividades de orientação
Indicador:
Três jovens docentes doutores serão credenciados em 2025 como docentes
colaboradores. De modo que no quadriênio seguinte, a partir de 2029/2030, os
mesmos possam ser estimulados e credenciados como permanentes
Meta 2.2. Promover o desenvolvimento dos orientadores do programa
Ações:
- Criar um sistema de comunicação periódica interna do Programa para divulgação
das atividades desenvolvidas pelos seus orientadores
- Oferecer ajuda de custo via Proap aos novos docentes cadastrados como
orientadores para realização de projetos de pesquisa
- Estimular que os novos orientadores sejam inseridos em grupos de pesquisa bem
estabelecidos no Programa
Indicador:

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90% do corpo de orientadores envolvidos em projetos que inclua ao menos outro
orientador do programa na equipe
Meta 2.3. Promover a valorização e a visibilidade dos orientadores do programa
Ações:
- Estimular a participação dos orientadores em comissões internas e externas
- Promover publicações em redes sociais destacando as atividades dos orientadores
- Estimular o oferecimento de palestras, cursos e oficinas pelos professores
orientadores
Indicador:
Incremento de 20% no número de atividades complementares desenvolvidas pelos
orientadores do programa até o final do quadriênio
Objetivo 3: Expandir a produção intelectual
Meta 3.1. Ampliar a produção científica e intelectual
Ações:
- Incrementar a produção científica altamente qualificada de docentes e discentes do
Programa
- Apresentar constantemente indicadores de qualidade de periódicos internacionais,
e os critérios de classificação adotados pela área na CAPES
- Organizar cursos em nível de pós-graduação sobre redação científica a discentes
- Orientar sobre solicitação de apoios a órgãos de fomento para pagamentos de taxas
de publicação
- Quando possível, apoiar publicações científicas altamente qualificadas em relação a
cobertura parcial ou total de eventuais taxas de revisão gramatical, submissão e
publicação
- Incentivar a publicação de artigos em periódicos de alto impacto pela área de
Medicina II na CAPES
- Incentivar trabalhos com parcerias internacionais para a produção de artigos com a
participação de autores de Universidades estrangeiras de referência internacional.
Indicador:
Aumentar em 20% a produção de docentes do programa em revistas com alto fator
de impacto. Pretende-se aumentar em 60% a produção de discentes em revistas com
alto fator de impacto
Meta 3.2: Aumentar a produção de livros, capítulos de livros e boletins de
extensão
Ações:
- Apresentar oportunidades oferecidas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura sobre
produção material bibliográfico para fins extensionistas
- Identificar oportunidades e divulgar chamadas de publicação de livros e/ou
capítulos de livros
- Organizar um curso de escrita científica para fins de produção de material desta
natureza

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- Quando possível, apoiar produções desta natureza em relação a cobertura parcial
ou total de eventuais taxas de revisão gramatical e publicação
Indicador:
Aumentar em 20% a produção de livros, capítulos de livros e material textual de
extensão dos docentes e discentes do Programa
Objetivo 4. Reforçar e melhorar a internacionalização
Meta 4.1. Estabelecer frequência de treinamentos na modalidade Doutorado
Sanduíche por discentes do PPGCS
Ações:
- Estimular a participação de discentes em atividades relacionadas a
internacionalização
- Auxiliar na identificação de potenciais parcerias internacionais, considerando
atividades científicas em comum
- Auxiliar no estabelecimento de contato com potenciais parceiros internacionais
- Orientar sobre alternativas de captação de apoios para viabilização de treinamentos
no exterior
- Apoiar a mobilidade de discentes para desenvolvimento de treinamentos no
exterior
Indicador:
Enviar para treinamento desta modalidade pelo menos 1 estudante por ano
Meta 4.2: Aumentar a participação de docentes e discentes em eventos
científicos internacionais
Ações:
- Divulgar eventos científicos relevantes na área de Medicina II do exterior
- Orientar sobre solicitação de apoios a órgãos de fomento para participação em
eventos no Brasil e no exterior
- Apoiar participação em eventos científicos no exterior com cobertura total ou parcial
de despesas
Indicador:
No mínimo dois docentes e um discente devem participar de eventos internacionais
a cada ano
Meta 4.3: Organizar cursos e eventos em inglês com pesquisadores/professores
convidados de instituições internacionais
Ações:
- Identificar potenciais colaboradores de instituições parceiras, com atividades de
pesquisa coerentes com as linhas de pesquisa do PPGCS-Ufal
- Propor cursos a serem oferecidos no âmbito do Programa
- Orientar sobre solicitação de apoios a órgãos de fomento para participação de
pesquisadores e professores do exterior em atividades acadêmicas no PPGCS-Ufal
- Apoiar a participação de pesquisadores e professores do exterior em atividades
acadêmicas no PPGCS-Ufal
Indicador:

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Organizar a cada quadriênio um evento científico contendo pesquisadores
internacionais e oferecer duas disciplinas com professores de instituições
internacionais a cada quadriênio
Meta 4.4: Promover a divulgação de oportunidade de capitação de recursos de
agências internacionais
Ações:
- Divulgar chamadas de agências internacionais para captação de recursos
- Promover um curso de capacitação para docentes e discentes sobre funcionamento
e solicitação de financiamento de agências internacionais
- Orientar sobre solicitação da aplicação de apoios internacionais junto com parceiros
de Universidades estrangeiras a órgãos de fomento
Indicador:
Aplicar no mínimo 4 projetos de caráter multidisciplinar a agências internacionais
durante o quadriênio
Objetivo 5. Expandir a disseminação de conhecimento científico
Meta 5.1. Ações de visibilidade nacional e internacional
Ações:
- Divulgar o Programa por meio da internet
- Manter o website do programa atualizado na língua portuguesa e inglesa de acordo
com recomendações da CAPES
- Alimentar as mídias sociais do Programa (Instagram) com as ações e destaques
- Criar um vídeo institucional do Programa para website, Youtube e Instagram
Indicador: Aumentar o número de alunos estrangeiros matriculados no Programa
Objetivo 6. Auxiliar o corpo docente em estratégias de captação de
recursos
Meta 6.1: Aumentar capacidade de recursos para desenvolvimento de pesquisa
Ações:
- Divulgar chamadas de agências nacionais e internacionais para financiamento
- Estimular o uso dos serviços institucionais para captação de recursos
- Auxiliar no preparo de propostas
- Estimular parcerias com empresas
Indicador:
Manter o montante investido em projetos de pesquisa coordenados pelos
orientadores do Programa ao final do quadriênio
Objetivo 7. Melhorar e expandir iniciativas que fomentem o
desenvolvimento e o impacto social
Meta 7.1. Aprimorar os programas de interação com o ensino público básico
para inclusão social
Ações:
- Realizar eventos de extensão em escolas da educação pública, considerando
escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social e econômica

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- Promover a difusão do conhecimento de doenças infecto-parasitárias e
degenerativa nas escolas participantes dos projetos de extensão
- Receber alunos de missões de grupos escolares nas dependências do Icbs
- Desenvolver projetos de extensão e cursos para escolas especializadas em
estudantes PcDs (Ex: Escola APAE)
Indicador:
Durante o quadriênio manter três projetos de extensão com atuação em escolas da
rede pública do ensino fundamental e médio em regiões com alta vulnerabilidade
social e econômica do estado de Alagoas e região
Meta 7.2: Desenvolver projetos de extensão nas Unidades Básicas de Saúde em
parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do estado de Alagoas
Ações:
- Promover projetos que desenvolvem o conhecimento com os agentes de saúde das
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Divulgar os conhecimentos em feiras, palestras, escolas formais e informais,
utilizando cartazes, folders, boletins de extensão, e mídia social
Indicador:
Manter dois projetos de extensão desta categoria nas UBS durante o quadriênio
Objetivo 8 - Promover integração com os cursos de graduação
Meta 8.1. Contribuir com as atividades do curso de graduação para melhor
formação dos discentes de graduação
Ações:
- Promover o treinamento de estudantes de iniciação científica na modalidade PIBIC
e PIBIT
- Coordenar grupos de estudos junto ao Centro Acadêmico dos cursos de
Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas
- Promover em conjunto com os discentes eventos, workshops, palestras e seminários
voltados para o público de graduação
Indicador: Aumentar o quantitativo de bolsistas de iniciação científica, coordenar três
grupos de estudos e participar da organização da Semana da Biologia do Icbs
anualmente. Além disso, realizar em conjunto com os discentes de graduação o Curso
de Verão do PPGCS-Ufal
Objetivo 9: Melhorar a estrutura, operação e administração do programa
Meta 9.1: Atualizar as normas complementares do Regulamento Interno do
Programa
Ações:
- Nomear comissão especial para discussão e revisão das Normas Complementares
- Elaborar novas Normas Complementares para apreciação do Colegiado
- Implementar novas Normas Complementares
- Expandir e reestruturar a secretaria do PPGCS-Ufal de modo a permitir aquisição de
novos equipamentos de informática
Indicador:

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Publicação e implementação das novas Normas Complementares até dezembro de
2025. Ao final de 2028 a secretaria do PPGCS-Ufal deve passar por reforma estrutural
Meta 9.2: Revisar linhas de pesquisa
Ações:
- Nomear comissão especial para discussão e revisão das linhas de pesquisa do
Programa e caso necessário solicitar alteração
- Elaboração e reestruturação das linhas de pesquisa do programa para apreciação
das comissões competentes
Indicador:
Publicação e implementação da atualização das linhas de pesquisa até dezembro de
2025, caso seja necessária a mudança
Meta 9.3: Consolidar os processos de planejamento e autoavaliação como
instrumentos de gestão
Ações:
- Nomear comissão de autoavaliação com membros diversificados
- Incentivar maior participação do corpo de orientadores, discentes, egressos e
técnicos
- Elaborar indicadores mais robustos de acompanhamento dos egressos
Indicador:
- Produção de relatório anual de autoavaliação
- Revisão anual de objetivos, metas, ações e indicadores do planejamento
- Todos os egressos ao final de 2028 devem ser categorizados quanto ao perfil
profissional e dados primários de contato
Meta 9.4: Reorganizar a sistematização de elaboração e registro de projetos
Ações:
- Estimular a adoção de projetos guarda-chuva pelos orientadores
- Promover a elaboração de programas de extensão que incluam projetos, atividades
e eventos
- Estimular o desenvolvimento de projetos de ensino
Indicador:
- Sistematizar o acompanhamento de projetos por meio de relatórios periódicos
9. Perspectivas para médio e longo prazo
As medidas sugeridas para alcançar os objetivos estabelecidos neste
planejamento estratégico foram planejadas de maneira a gerar efeitos a médio e
longo prazo, levando em conta o desafio de que os resultados de um programa de
qualidade que está em processo de consolidação do conceito 5 e que geram um
impacto crescente numa sociedade cada vez mais dinâmica.
As principais linhas de ação que assegurarão essa perspectiva futura são
aquelas que incentivam a participação de professores, alunos e técnicos do programa

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em comitês e organizações que participam na tomada de decisões. Essas atividades
devem ser executadas, desde a sua criação, em estreita colaboração com a
administração superior. Ademais, ações que incentivem a obtenção de fundos de
agências de financiamento, tanto nacionais quanto internacionais, e de corporações
consolidarão diversos resultados almejados: reconhecimento, inovação,
empreendedorismo, capacitação dos estudantes, internacionalização, produção de
ciência e tecnologia.
O registro das atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição é outro
aspecto que requer intervenção da coordenação do Programa, mas que depende de
responsabilidades de órgãos superiores. Conforme as diretrizes, todos os projetos de
pesquisa devem possuir seu próprio registro, gerando um grande volume de
propostas que frequentemente são extensões de um projeto mais abrangente e
sólido. Igualmente, diversas atividades que possibilitam a junção entre ensino,
pesquisa e extensão encontram restrições nos modelos de registro institucional.
Portanto, a coordenação deve se esforçar para agrupar essas propostas em projetos
"abrangentes", que possibilitarão expandir a abrangência e o impacto das atividades.
Essa visão pode ser obtida com êxito através das medidas planejadas para a
consolidação do processo de autoavaliação, que visa aprofundar o entendimento de
todos os elementos do programa, enquadrado em diversos níveis de análise,
otimizando assim seu aperfeiçoamento.
10. Acompanhamento e avaliação do planejamento estratégico
O PPGCS-Ufal avaliará e atualizará o plano anualmente através da análise dos
indicadores e elaboração de um relatório de acompanhamento. O monitoramento e
a avaliação seguirão os mesmos princípios que orientaram a criação dos indicadores,
isto é, as metas do programa, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as
expectativas da Capes para a área. Uma avaliação crítica do progresso do programa
no âmbito deste planejamento precisa considerar o contexto dinâmico da avaliação.
11.

Considerações finais
Apesar das ameaças expostas na matriz SWOT, foi possível detectar um amplo
potencial de expansão científica do Programa. O alcance das metas determinadas por
este planejamento fará com que o PPGCS-Ufal continue o seu desenvolvimento
científico. Com este plano, a coordenação do PPGCS-Ufal reitera seu empenho em
manter e aprimorar a excelência do Programa, incentivando a formação de
profissionais qualificados e o avanço técnico-científico com relevância social e
reconhecimento.

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12. Referências
(1) Resumo do relatório de autoavaliação do PPGCS-UFAL: https://icbs.ufal.br/ptbr/pos-graduacao/ciencias-da-saude
(2) Planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação em Ciências da
Saúde: https://icbs.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencias-dasaude/institucional/planejamento-estrategico
(3) Dyson, R. G. Strategic development and SWOT analysis at the University of
Warwick. European Journal of Operational Research, v. 152, n. 3, p. 631-640, 2004.
(4) Linhas de Pesquisa do PPGCS-UFAL: https://icbs.ufal.br/pt-br/posgraduacao/ciencias-da-saude/linhas-de-pesquisa
(5) Regimento geral da Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas:
https://ufal.br/estudante/pos-graduacao/legislacao/regulamento-geral-da-posgraduacao-stricto-sensu
(6) Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde:
https://icbs.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencias-dasaude/documentos/regulamentos-e-normas
(7) Orientadores do PPGCS-UFAL: https://icbs.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/cienciasda-saude/docentes
(8) Página apresenta o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
Universidade Federal de Alagoas (Ufal):https://pdi.ufal.br/

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