Laboratório de Eletroquímica
O laboratório é coordenado pela Professora Dra. Marília Oliveira Fonseca Goulart (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1C).
Bioeletroquímica: estudo de substâncias bioativas e empregos de metodologias eletroquímicas para elucidação do mecanismo molecular de ação de fármacos e candidatos a fármacos. Correlação entre parâmetros eletroquímicos e atividades biológicas (antimaláricas, tripanocidas, inseticidas e moluscicidas, entre outros), no binômio Transferência de elétrons/Estresse Oxidativo. Biossensores de DNA e eletrodos quimicamente modificados em química medicinal. Pesquisa em desbalanço redox, quantificação de biomarcadores redox, de antioxidantes biologicamente importantes, de produtos de glicação avançada e sua relação com as doenças (hipertensão, diabetes e câncer). Utilização de biopolímeros na estabilização de compostos e para liberação controlada de fármacos.
Eletroquímica em Alimentos: pesquisa de capacidade antioxidante em alimentos, nutracêuticos e resíduos de indústrias alimentícias.
Eletroquímica Orgânica: análise eletroquímica de produtos naturais, compostos organoalogenados e outros de interesse, via utilização de métodos eletroquímicos habituais; modificações estruturais por eletrólise; eletrossíntese orgânica; comparação entre métodos químicos e eletroquímicos.
Eletroquímica Ambiental: planejamento e desenvolvimento de eletrodos quimicamente modificados na pesquisa de poluentes ambientais; utilização de tecnologia eletroFenton na degradação de poluentes (pesticidas).