Laboratório de Reatividade Cardiovascular (LRC)

Fundado em 25 deSetembro de 2006, o Laboratório de Reatividade Cardiovascular (LRC) desenvolveatividades de pesquisa e extensão com ênfase nos temas reatividadecardiovascular e sinalização REDOX, tendo-se como foco nas doençascardiometabólicas.

Além dos trabalhos da pesquisa básica com modelosanimais, a equipe desenvolve estudos clínicos nos quais estão implementadas asatividades de extensão do Grupo. Atualmente, o LRC conta com 01 estudante deiniciação científica, 03 alunos de TCCs, 03 estagiários científicos, 04mestrandos (PGSCS), 2 doutorandos (RENORBIO) e 01 técnico-bolsista. Nestecenário, tendo-se o corpo discente como centro e sob coordenação das Professoras Luíza Antas Rabêlo e Glaucevane da Silva Guedes e dos mestrandos emCiências da Saúde-UFAL Carlos Alberto Silva-Júnior e Lucas José Sá da Fonseca,o Laboratório desenvolve suas ações na tríade Universitária:Pesquisa-Ensino-Extensão. Apesar de jovem, o LRC conta com colaboraçõesconsolidadas em áreas de pesquisa afins intra e inter-institucionais, sendointegrante do INCT-NanoBiofar e da Rede de Nanotecnologia Rede Nanofar (CNPq).No âmbito das PG-Ciências da Saúde/UFAL e PG-Ciências Biológicas (Fisiologia eFarmacologia-UFMG), coordena, juntamente com o Laboratório de Hipertensão-UFMG,o Projeto PROCAD-NF 2450/2008. Neste cenário, o LRC acredita que é possível contribuirda Bancada à Clínica com excelência tanto na formação de recursos humanos como naconstrução do conhecimento científico ético.