Laboratório de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho Humano e Saúde (LAPEBIOS)

Atividades desenvolvidas

Laboratório de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho Humano e Saúde (LAPEBIOS) é espaço físico do grupo de pesquisa homônimo, certificado pelo CNPq e Ufal cujo objetivo é investigar o movimento humano, avaliando a interrelação entre diferentes manifestações do desempenho humano e a saúde, assim como nos processos validação e desenvolvimento de ferramentas de avaliação e de intervenções para a promoção de saúde e prevenção de doenças.

Estrutura disponível

Contamos com equipamentos e padronizações para medidas da atividade física habitual, teste cardiopulmonar em ergômetro de degrau, testes de força muscular isométrica e dinâmica, avaliação da composição corporal e indicadores subjetivos de saúde a partir de questionários. Estes procedimentos são realizados num espaço físico climatizado de 104 m2 de área, localizado no Estádio Universitário, do Instituto de Educação Física e Esporte da Ufal.

Equipe (docentes e discentes)

Docente Credenciado no PPGCS: Luiz Rodrigo Augustemak de Lima
Cinco professores do IEFE fazem parte do grupo de pesquisa, sendo três destes inseridos em pós-graduação. Há colaboração com professores de outras unidades (FANUT e ICBS), além de externas à Ufal (UFSC, UDESC, UFRPE) e ao Brasil (McGill University, Canadá). Atualmente, o corpo discente inclui um doutorando, oito mestrandos e quatro alunos de iniciação científica, mais de 15 alunos de estão desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso. Detalhes podem ser observados em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1844751740675340

Técnico responsável