Laboratório de Morfofisiologia Animal Aplicada (LMAA)
Atividades desenvolvidas
O laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Lázaro Wender Oliveira de Jesus do ICBS - UFAL e tem atuado na investigação da toxicidade e mecanismos de ação de contaminantes de preocupação emergente (CEC´s), como agroquímicos, substâncias farmacêuticas, microplásticos, nanopartículas e cianotoxinas. Também avaliamos a segurança toxicológica de novos bioprodutos, protótipos de fármacos, micro e nanomateriais, bem como de amostras de água e efluentes.
O laboratório foi fundado em 2019 e desde então desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Toxicologia, Ecotoxicologia e Saúde Única.
Utilizando o zebrafish, um organismo modelo que possui alta homologia genética e fisiológica com os humanos, avaliamos os possíveis efeitos deletérios de diferentes substâncias na morfofisiologia de embriões, larvas e adultos, pela análise de múltiplos biomarcadores, tais como moleculares, bioquímicos, celulares, histológicos, morfométricos e comportamentais. Todos os trabalhos são multidisciplinares.
Estrutura física
O laboratório conta com um biotério de zebrafish, espectrofotômetro, homogeneizador de tecidos, centrífuga, sistema de eletroforese, balança analíitca, freezer, geladeira, incubadora BOD, lupa e microscópio de luz com sistema de captura de imagens, dentre outros.
Equipe
Docente credenciado ao PPGCS: Lázaro Wender Oliveira de Jesus
E-mail de contato da pessoa responsável
Contato: lazaro.jesus@icbs.ufal.br
(Última atualização: 2023)