Laboratório de Parasitologia (LABPAR)

Atividades desenvolvidas

O Laboratório de Parasitologia (LABPAR) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é um centro dedicado à pesquisa e estudo dos parasitos e das doenças por eles causadas no estado de Alagoas. Desempenhando um papel integral nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o LABPAR adota a abordagem One Health. Seu acervo abriga uma ampla variedade de parasitos, essenciais para as aulas práticas ministradas em diversos cursos. Buscando constantemente inovação no ensino de Parasitologia, o LABPAR promove a acessibilidade do laminário parasitológico por meio do projeto laureado LabPARAtodos. Além disso, o LABPAR está profundamente envolvido em ações sociais tanto com a comunidade em geral quanto dentro da universidade, através do projeto de extensão LabPar de Portas Abertas. No âmbito da pesquisa, mantém diversas linhas de atuação, incluindo o Grupo de Parasitologia e Saúde Única - PARASITOH, coordenado pelo Prof. Dr. Müller Ribeiro Andrade.

Estrutura disponível

As instalações do Laboratório de Parasitologia da UFAL contam com três espaços físicos.

Equipamentos:

Termocicladores convencionais e de qPCR, extratores de DNA, cubas de eletroforese, transluminadores, centrífugas, pHmetros, microscópios, lupas, geladeiras, espectrofotômetros, estufas e microcomputadores.

Equipe (docentes e discentes)

Grupo de Pesquisa - PARASITOLOGIA E SAÚDE ÚNICA - PARASITOH

Coordenador: Prof. Dr. Müller Ribeiro Andrade

Pós-graduandos: Anthony Batista, Carmem Samico, Vitória Sarmento, Paula Caroline Elias, Mayara de Souza, Daniglayse Vieira, Karla Cezário, Thiago Pedro dos Santos, Patrícia Karla Magalhães.

Telefone de contato:

E-mail de contato da pessoa responsável:

muller.andrade@icbs.ufal.br

Redes sociais: @labpar.ufal