Apresentação

ICBS entra na luta contra a Covid-19

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal está empenhado na luta contra o novo coronavírus, agindo em várias frentes a partir do trabalho de nossos cientistas. Todos juntos para enfrentar a situação sanitária grave que o mundo está vivenciado por causa da pandemia da Covid-19.

E pensando em colaborar com a sociedade, principalmente a alagoana, o ICBS inaugura um canal para disponibilizar informações diversas sobre a Covid-19, multiplicando conhecimento científico, por meio do trabalho de nossos pesquisadores. Aqui, você terá acesso a informações gerais e sobre nossos projetos de pesquisa, artigos científicos e vídeos sobre o novo coronavírus.

Para começar, conheça um pouco mais sobre essa pandemia mundial da Covid-19:

O que a Covid-19?

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Covid-19 é a abreviação de "doença por coronavírus 2019", pois o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na cidade de Wuhan, na China. No passado, outros subtipos de coronavírus provocaram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em 2002) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, em 2012).

Os sintomas comuns da Covid-19 estão mudando à medida que se aprende mais sobre a doença e incluem: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Pacientes relatam ainda a perda do olfato ou paladar e sintomas gastrointestinais como diarreia. Os sintomas podem aparecer de dois a 14 dias após a exposição.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

No momento, não existe vacina ou cura para a Covid-19. Entretanto, pesquisadores do mundo todo, inclusive do Brasil, estão trabalhando para encontrar uma vacina ou a cura.

Nossa melhor arma nesse momento é se proteger!

Dentre as medidas de proteção estão: lavar com frequência as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%; cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço ao tossir ou espirrar; manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; evitar abraços, beijos e apertos de mãos; manter os ambientes limpos e bem ventilados; evitar circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas; e utilizar máscara de proteção em situações que necessitam de saída de sua residência.

Se puder, fique em casa!

Todos correm o risco de contrair Covid-19, mas algumas pessoas correm um risco ainda maior de desenvolver quadros respiratórios graves, dentre as quais estão pessoas com condições médicas pré-existentes, e.g., cardiopatas graves ou descompensados, pneumopatas graves ou descompensados, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado, diabéticos, gestantes de alto risco, e idosos acima de 65 anos.

Acompanhe o número de casos no mundo:

https://coronavirus.jhu.edu/map.html
Fonte universidade Johns Hopkins

Você é nosso convidado nessa jornada na busca de mais informações sobre a Covid-19, pois quanto mais informado você estiver, mais preparado você estará para enfrentar essa doença.