Edital 2018
Edital_2018_estrangeiros PPG-DIBICT.pdf
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Edital de Abertura nº 02/2018 – PPG DIBICT/ICBS/UFAL
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Edital 02/2018 – PPG DIBICT / ICBS / UFAL
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos/PPG-DIBICT
Coordenadoria de Pós-Graduação
Seleção em fluxo contínuo para estrangeiros
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto
sensu em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos/PPG-DIBICT―, vinculado ao Instituto de
Ciências Biológicas e da Saúde/ ICBS, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, tornam pública, pelo
presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção dos candidatos e matrícula de selecionados
estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado do PPG-DIBICT, com prazo máximo de conclusão de 24
(vinte e quatro meses) para mestrado e de 48 (quarenta e oito) meses para doutorado, observando os
aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º. O Processo Seletivo em fluxo contínuo para estrangeiros ao PPG-DIBICT será realizado sob a
responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e da Coordenação do PPGDIBICT.
Art. 2º. O PPG-DIBICT disponibilizará anualmente 2 (duas) vagas de doutorado e 4 (quatro) vagas de
mestrado para candidatos estrangeiros com bolsa PEC-PG ou outro programa de cooperação internacional.
§1º As vagas oferecidas a estrangeiros não poderão causar prejuízo às oferecidas a brasileiros;
§2º As vagas serão preenchidas por candidatos inscritos e aprovados segundo cronograma
indicado no ANEXO I e regras do presente edital;
§3º A oferta de orientação em mestrado e doutorado apenas poderá ser efetuada por docentes do
PPG-DIBICT habilitados para estes cursos pelo Colegiado;
§4º Os docentes habilitados para orientação de candidatos estrangeiros estarão relacionados
anualmente
na
página
eletrônica
do
PPGDIBICT
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/icbs/pos-graduacao/diversidade-biologica-econservacao-nos-tropicos)
§5º As vagas previstas poderão ser acrescidas em até 100% no caso de demanda justificada da
Comissão de Seleção ao Colegiado, o qual deliberará sobre o aumento da oferta.
Art. 3º. A análise das solicitações de ingresso de candidatos estrangeiros no PPG será realizada pela
Comissão de Seleção designada para esse fim pelo Colegiado do PPG-DIBICT.
DAS INSCRIÇÕES
Art. 4º. As inscrições serão realizadas em períodos especificados no cronograma indicado no ANEXO I
deste edital.
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Parágrafo único - Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação do
PPG-DIBICT/UFAL
ou
por
meio
do
site
do
PPG
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/icbs/pos-graduacao/diversidade-biologica-econservacao-nos-tropicos) ou por meio do e-mail do PPG-DIBICT(ppgdibict@gmail.com).
Art. 5º. As inscrições serão realizadas por meio de entrega da documentação obrigatória à Secretaria de
Pós-Graduação do PPG-DIBICT, seja presencial na UFAL, Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota,
s/n - Tabuleiro do Martins – Maceió, AL - CEP: 57072-970 – Brasil ou por envio eletrônico para o e-mail de
seleção de estrangeiros do PPG-DIBICT (ppgdibict@gmail.com).
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 6º. Poderão inscrever-se os candidatos que atendam aos requerimentos abaixo indicados:
I.
Ser cidadão de país em desenvolvimento com o qual o Brasil mantém Acordo ou Memorando de
Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, conforme
listagem a seguir:
África,
Ásia e
Oceania
África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Cabo Verde, Camarões, China,
Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Irã, Líbano, Mali,
Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Paquistão, República do Congo,
República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Tanzânia,
Togo. Tailândia, Timor Leste, Tunísia e Turquia
América
Latina e
Caribe
Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba,
El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México,
Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e
Tobago, Uruguaie Venezuela.
II.
Ser cidadão de outros países, desde que tenham documentação comprobatória de financiamento de
estudos no exterior pelo período completo previsto para o curso de Pós-graduação e não estejam
entre os participantes de Acordo ou Memorando de Entendimento na área de Cooperação
Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia;
III.
Não ser cidadão brasileiro, ainda que binacional;
IV.
Ter curso de graduação para candidatos ao mestrado ou mestrado completo para candidatos ao
doutorado;
V.
Ter permanecido em seu país de origem ou residência por, no mínimo, dois anos após ter obtido o
diploma brasileiro, no caso de ex-estudante graduado pelo Programa de Estudantes-Convênio de
Graduação – PEC-G.
VI.
Ter permanecido em seu país de origem ou residência por, no mínimo, dois anos após ter obtido o
diploma brasileiro, no caso de candidato que tenha recebido bolsa de estudos ou pesquisa de
agência brasileira de fomento para cursar graduação no Brasil e deseje inscrever-se para doutorado
direto.
VII.
Ter permanecido em seu país de origem ou residência por, no mínimo, dois anos após ter obtido o
título de mestre (profissional ou acadêmico), no caso de candidato que tenha recebido bolsa de
estudos ou pesquisa de agência brasileira de fomento.
VIII.
Declarar no formulário de inscrição, estar apto a iniciar as atividades do curso de pós-graduação
imediatamente após aprovado pela agência financiadora.
Art. 7º. A inscrição será realizada mediante requerimento por meio do preenchimento do formulário de
inscrição (ANEXOII) e entrega em cópia digital aos que optarem por inscrição via internet ou de cópia
impressa dos seguintes documentos para os que optarem por inscrição presencial:
I.
II.
III.
Documento de identificação com foto;
01 (uma) foto 3x4;
Para candidatos a mestrado ou doutorado, diploma de graduação, ou certificado de conclusão,
frente e verso, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola;
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IV.
V.
VI.
VII.
VIII.
IX.
X.
XI.
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Para candidatos a doutorado, cópia do diploma de mestrado ou declaração da coordenação do
curso de mestrado apresentando a data provável de defesa da dissertação de mestrado, frente e
verso, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola;
Histórico escolar ou documento equivalente que possua as menções/notas completas da graduação
e do mestrado, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola;
Curriculum Vitae (preferencialmente no Modelo LATTES-CNPq – http://lattes.cnpq.br/index.htm);
Barema avaliativo (ANEXO III) preenchido com informações curriculares e validado por documentos
comprobatórios enviados em anexo na inscrição (impressos para inscrições presenciais e digitais
para inscrições via internet).
Duas (2) cartas de recomendação de professores, pesquisadores ou de pessoas de reconhecida
competência na área de estudos do candidato (segundo ANEXO V), devidamente redigidas em
língua portuguesa, inglesa ou espanhola (este documento deverá ter data posterior ao lançamento
do Edital);
Certificação internacional em inglês com as opções: TOEFL e TOEIC, ambos administrados pela
ETS; FCE, CAE e CPE, administrados pela University of Cambridge; e o IELTS administrado pelo
British Council, IDPe University of Cambridge ou similares de avaliações de instituições de ensino
superior ou de cursos de inglês registrados oficialmente em universidades ou de cursos de inglês
em países de língua inglesa;
Para candidatos (mestrado e doutorado): Projeto de Pesquisa (ANEXO IV), contemplando
obrigatoriamente: 1.Introdução; 2.Objetivos gerais e específicos; 3.Justificativa para a escolha do
tema; 4.Caracterização do problema a ser pesquisado; 5.Método de coleta e análise dos dados;
6.Resultados esperados; 7.Indicação da importância deste estudo para o desenvolvimento da área
específica no país de origem do candidato.
Para candidatos a doutorado: artigo científico publicado como primeiro autor em periódico científico
com fator de impacto ISI igual ou superior a 0,6.
§1º Inscrições com documentação incompleta serão indeferidas no processo.
§2º É recomendado que o candidato comprove proficiência em língua portuguesa antes de sua
matrícula no Programa, para os casos em que não tiver cursado a graduação ou mestrado no
Brasil, por meio do comprovante de aprovação no CELPE-Bras (conceito mínimo “Satisfatório”).
§3º É recomendado que o projeto proposto seja aprovado pelo(s) orientador(es) pretendido(s) no
PPG-DIBICT.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES E RECURSOS
Art. 8º. O processo de avaliação das solicitações constará das seguintes etapas:
I.
ETAPA I. Verificação de que a documentação exigida no Art. 7º deste edital está completa
(eliminatória e classificatória);
II.
ETAPA II. Apresentação do comprovante da aprovação de apoio financeiro, para todo o período
previsto do curso, emitido pelo PEC/PG-CAPES ou por agência estrangeira de apoio à pesquisa
(eliminatória).
§ 1º Após a ETAPA I, a Coordenação do PPG-DIBICT emitirá atestado nos casos deferidos,
informando que o candidato foi aprovado no processo seletivo, explicitando que há pendência
de atendimento da comprovação da concessão da bolsa na ETAPA II, com validade até a data
final de matrícula do ano seguinte ao de sua aprovação na ETAPA I;
§ 2º Os resultados das avaliações serão publicados no quadro de avisos da Unidade Acadêmica do
Curso
e
na
página
eletrônica
do
PPG-DIBICT
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/icbs/pos-graduacao/diversidade-biologica-econservacao-nos-tropicos)
§ 3º Os candidatos aprovados na ETAPA I deverão apresentar comprovante de atendimento da
demanda da ETAPA II até o período limite indicado no ANEXO I, sendo automaticamente
indeferidas todas as solicitações vigentes que não apresentem o referido comprovante até esta
data.
Art. 9º. O resultado final de cada avaliação anual será divulgado no quadro de avisos da Secretaria do
PPG-DIBICT e em sua página eletrônica (http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/icbs/posgraduacao/diversidade-biologica-e-conservacao-nos-tropicos) até o dia previsto no ANEXO I.
Art. 10º. O candidato poderá recorrer a Secretaria do PPG-DIBICT do resultado de cada etapa à
Comissão de Seleção ou online via e-mail pelo endereço ppgdibict@gmail.com , no prazo de até 72 (setenta
e duas) horas contadas a partir da respectiva divulgação, e poderá recorrer à PROPEP do resultado final,
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no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, contadas da divulgação. A Comissão de Seleção responderá em
24 (vinte e quatro) horas aos recursos explicitando detalhadamente as razões de direito e de fato que
levaram ao deferimento ou indeferimento do recurso.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 11º. Terão direito à matrícula no período regular previsto no calendário PPG-DIBICT do ano seguinte a
sua aprovação, todos os candidatos aprovados em todas as etapas indicadas no Artigo 8º.
Art. 12º. A matrícula dos candidatos selecionados será efetuada na Secretaria do PPG-DIBICT, pelo
candidato ou por seu representante legal, de acordo com o cronograma no Anexo I.
Parágrafo único - Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula
institucional no período determinado neste Edital.
Art. 13º. Os candidatos aprovados deverão respeitar o calendário de pós-graduação do PPG-DIBICT e
todas as demais normas legais.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 14º. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições
estabelecidas neste Edital e nas normas superiores.
Art. 15º. Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I.
Não atender aos prazos e demandas do presente edital;
II.
Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo
da Comissão de Seleção.
Art. 16º. Os aprovados no presente processo seletivo não poderão demandar bolsas disponibilizadas por
agências de fomento nacionais, exceto as especificadas para estrangeiros.
Art. 17º. O processo de seleção corrente só terá validade para matrícula no ano seguinte de sua realização,
não sendo passível de aproveitamento para seleções futuras.
Art. 18º. O regimento do PPG-DIBICT, bem como informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores,
está à disposição dos candidatos na Secretaria e na página eletrônica do PPG
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/icbs/pos-graduacao/diversidade-biologica-e-conservacao-nostropicos).
Art. 19º. O presente edital pode ser revogado a qualquer momento por decisão do Colegiado do PPGDIBICT.
Art. 20º. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPG-DIBICT.
Maceió, 03 de maio de 2018.
Profa.Dra. Ana Cláudia Mendes Malhado
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em
Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos
Profa. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral
CGP- PROPEP/UFAL
Prof Dr. Alejandro Cesar Frery Orgambide
Pró-Reitor de Pesquisa e PósGraduação/UFAL
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ANEXO I[ANNEX I]
Cronograma de Seleção de estrangeiros com bolsas do PEC-PG ou similares estrangeiras ao PPG-DIBICT
ITEM
DISCRIMINAÇÃO
DATA INICIAL
DATA FINAL
OBSERVAÇÕES
1
Atualização na home-page da relação de
docentes habilitados para orientação em
mestrado e em doutorado
01/07 de cada ano
2
Período de inscrições – presencial
-
3
Período de inscrições via e-mail
Imediato
4
ETAPA I: Avaliação documental,
curricular e de mérito
5
Divulgação de resultados da ETAPA I
01/07 de cada ano
Dez dias úteis antes do
prazo final do edital (PECPG, Grupo PAEC OEA/G,
BEaDOC ou outros editais
que houverem)
Dez dias úteis antes do
prazo final do edital (PECPG, Grupo PAEC OEA/G,
BEaDOC ou outros editais
que houverem)
Home-page
Secretaria do PPG
Online via e-mail
ETAPA I - Eliminatória documental
6
7
Recebimento de recursos resultado
ETAPA I
Julgamento dos recursos ETAPA I e
Divulgação
Primeiro dia útil após a
data final do item 4
Primeiro dia útil após a
data final do item 4
-
Primeiro dia útil após a data
final do item 3
Três dias úteis após a data
final do item 4
Três dias úteis após a data
final do item 4
Até um dia útil após a data
final do item 6
Comissão de Seleção
Comissão de Seleção
Secretaria do PPG ou
Online via e-mail
Comissão de Seleção
ETAPA II - Verificação da aprovação de apoio financeiro
8
ETAPA II - verifica aprovação de bolsa ou
similar pelo PEC/PG CAPES ou CNPq ou
de Agência internacional
A partir da data final
do item 7
Até sete dias úteis antes da
data final de matrícula no
ano seguinte ao resultado
divulgado da etapa 7
9
Divulgação de resultados ETAPA II**
-
Dia da data final do item 8
10
Recebimento de recursos resultado
ETAPA II
Primeiro dia útil após a
data final do item 9
Três dias úteis após a data
final do item 9
11
Julgamento dos recursos ETAPA II e
divulgação
-
Até um dia útil após a data
final do item 10
12
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS:
Colegiado homologa resultado final e
envia declaração ao candidato **
-
Na data prevista para o
item 11
Secretaria do PPG
13
Previsão do período de matrícula
acadêmica e institucional de discente
regular
Data inicial prevista no
Calendário Acadêmico
PPG-DIBICT
Data final prevista no
Calendário Acadêmico
PPG-DIBICT
Secretaria do PPG
14
Previsão para o início das atividades
Data prevista no
Calendário Acadêmico
PPG-DIBICT
Hora a determinar
PPG
Candidato e
secretaria do PPG
Comissão de Seleção
/ Site no PPG-DIBICT
Secretaria do PPG ou
Online via e-mail
Comissão de Seleção
/ Colegiado do PPG /
PROPEP / Site e Blog
PPG-DIBICT
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ANEXO II [ANNEX II]
foto 3 x4
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (Obrigatório na candidatura)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Pós-Graduação em Diversidade Biológica e
Conservação nos Trópicos/PPG-DIBICT
Seleção de Estudante Estrangeiro
1 - DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
CPF ou PASSAPORTE
Data de nascimento
/
/
Nome completo, sem abreviações
Sexo
masc
Nacionalidade
Endereço eletrônico
fem
Endereço residencial
CEP
Cidade
UF
DDD
Fone
Celular/Mobile
Ensino Fundamental
Publico
Privado
Ano
Local (marcar x)e ano de conclusão do:
Ensino médio
Ano
Publico
Privado
Curso de Graduação
Graduação
Publico
Privado
Instituição de Graduação
Ano
Coef. Rendimento
2 - LOCAL DE TRABALHO DO CANDIDATO
Instituição (universidade, centro, empresa etc.)
Sigla
Órgão (instituto, faculdade etc.)
Unidade (deptº, laboratório etc.)
Cargo/função
Vínculo empregatício
Sim
Situação
Regime de trabalho
Ativa
Tempo Parcial - TP
Aposentado
Dedicação Exclusiva – DE
Não
Endereço institucional
CEP
Tempo Integral - TI
Cidade
Cidade
UF
DDD
UF
Fone
Fax
Endereço para correspondência: indique
Apresenta necessidades especiais?
3 -ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Residencial
Não
Institucional
E-MAIL
Sim, QUAIS:
Biodiversidade
4- DEMANDA DE BOLSA DE ESTUDOS
Já é/foi bolsista de? Vigência (dd/mm/aa)
Mestrado
Sim
De 00 00 00 até 00
Doutorado
Sim: De 00 00 00 até 00
é empregado (a)?
00
00
00
00
Sim
Órgão:
5- DEMANDA POR APLICAÇAO DE AVALIAÇÕES FORA DE ALAGOAS?
Qual cidade/Pais?
Usa Skype? Sim
Nome Skype:
Renda: R$
Será liberado(a)?
Sim
Sim
Não
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6 - EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CANDIDATO (até 09 linhas com Arial 10)
Exponha de maneira sucinta as razões que o levaram a candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação em
Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos e quais as suas perspectivas profissionais em termos
acadêmicos e/ou técnicos. (Escrever apenas no campo cinza, sem alterar o tamanho ou espaço)
7 - DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE DOCUMENTAL DO SOLICITANTE
Declaro, para fins de direito, que possuo os originais ou cópias autenticadas por autoridade legal de todos os
documentos comprobatórios declarados na inscrição para o processo seletivo e que devo apresentar ou entregar
comprovantes dos mesmos no ato de matrícula institucional no Programa de Pós-Graduação em Diversidade
Biológica e Conservação nos Trópicos, conforme demandado pela secretaria ou Coordenação do PPG-DIBICT,
sendo eliminado sumariamente da seleção caso não efetue esta apresentação ou entrega.
8 - TERMO DE COMPROMISSO DO SOLICITANTE
Declaro, para fins de direito, conhecer as normas gerais relativas à seleção e ingresso, fixadas pelo estatuto da
Universidade Federal de Alagoas, pelo edital de seleção e pelo Regimento Interno do Programa de PósGraduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da Universidade Federal de Alagoas.
Local
Data
,
Proibido mudança de formato
Assinatura
/
/
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ANEXO III [ANNEX III]
(Obrigatório na candidatura)
Barema avaliativo - PPG-DIBICT/UFAL
3.Experiência
acadêmica
2.Produção científica
1.Formação
Item
Sub-Item
Peso
1.1. Mestrado no Comitê de Biodiversidade/CAPES
1.2. Mestrado em área afim ao Comitê de Biodiversidade/CAPES
1.3. Certificado de proficiência em língua inglesa (*)
1.4. Especialização em Ciências Biológicas ou área afim
1.5. Certificado ou diploma de graduação (bacharelado ou licenciatura)
1.6. Certificado ou diploma de curso nível superior
2.1. Capítulo publicado de livro na área com ISBN (**)
5,0
3,0
2,0
1,0
1,0
0,5
2,0
2.2. Livro completo publicado na área com ISBN
5,0
2.3. Autor ou coautor de nota científica ou similar com menos de 3 páginas publicadas
em periódico QUALIS B2+ em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI ≥ 0,60
(***)
2.4. Autor ou coautor de nota científica ou similar com menos de 3 páginas publicadas
em periódico com QUALIS B3, B4 ou B5 em Biodiversidade ou com Fator de
Impacto < 0,60 (***)
2.5. Primeiro autor de artigo científico publicado ou aceite definitivo em periódico
QUALIS A em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI ≥ 1,40 (***)
2.6. Coautor de artigo científico publicado ou aceite definitivo em periódico QUALIS A
em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI ≥ 1,40 (***)
2.7. Primeiro autor de artigo científico publicado ou aceite definitivo em periódico
QUALIS B1 ou B2 em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI ≥ 0,60 e < que
1,40 (***)
2.8. Coautor de artigo científico publicado ou aceito definitivamente em periódico
QUALIS B1 ou B2 em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI ≥ 0,60 e < que
1,40 (***)
2.9. Primeiro autor de artigos científicos publicados ou aceitos definitivamente em
periódico QUALIS B3, B4 ou B5 em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI <
que 0,60 ou inclusos no Scielo (***)
2.10. Coautor de artigo científico publicado ou aceito definitivamente em periódico
QUALIS B3, B4 e B5 em Biodiversidade ou com Fator de Impacto ISI < que 0,60
ou inclusos no Scielo (***)
2.11. Apresentação de trabalho científico com resumo publicado em congresso em
escala NACIONAL (apenas para candidatos a Mestrado)
3.1. Exercício de magistério superior por semestre
3.2. Exercício de magistério de ensino médio por cada 12 meses
3.3. Apresentação de trabalho científico com resumo publicado em reuniões científicas
de abrangência INTERNACIONAL
3.4. Tempo de exercício profissional diretamente relacionado com a área de
concentração, excetuando magistério, por cada 12 meses
Quant. Pontos
Ordem do
documento
2,0
1,0
15,0
10,0
10,0
5,0
2,0
1,0
0,1
0,2
0,1
0,3
0,2
TOTAL =
*Certificados de proficiência em língua inglesa em um dos seguintes testes: “Test of English as a Foreign Language – TOEFL” com resultado mínimo de 550 /
213 / 79 / 470 pontos, respectivamente, para as modalidades “Paper Based Test” / “Computer Based Test” / “Internet Based Test” / “Institutional Testing
Program“, assim como do “International English Language Test – IELTS” com resultado mínimo de 6,5 pontos, ou "Certificate of Advanced English
(CAE)” ou “Certificate of Proficiency in English (CPE)” emitidos pela Universidade de Cambridge ou ainda um certificado de aprovação de qualquer
proficiência em inglês efetuada por Universidade de qualquer Instituição de Ensino Superior que tenha Programa de Pós-Graduação Stricto sensu
credenciado na CAPES;
**Máximo de 4 pontos por livro;
***QUALISmais recente disponível, Área de avaliação: Biodiversidade, disponível em
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
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ANEXO IV [ANNEX IV]
Projeto de Pesquisa[Research plan](Obrigatório na candidatura) [Obligatory]
Preencher em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola– máximo 15 páginas.
Nome do Candidato [Name]:
Descreva, de forma clara, o plano de trabalho a ser desenvolvido, nele incluindo os itens indicados a
seguir. [Describe the research plan including the following required items]
1. Sobre o Plano de atividades a ser realizado [Information about the research project]
a) Título previsto para dissertação ou tese[Provisory title to the thesis]
b) Objetivos e/ou Pergunta/Hipótese Cientifica[Objectives and/or Scientific Question/Hypothesis]
c) Justificativa para escolha do tema[Justify the research theme]
d) Caracterização do problema a ser pesquisado[Characterize the scientific problem]
e) Metodologia[Methodology]
2. Relevância científica para desenvolvimento da área específica [Relevancy of the proposed research]
3. Perspectiva de aplicação prática do trabalho a ser desenvolvido [Applicability of the expected results]
4. Previsão de viagens a seu país de origem ou residência para pesquisa de campo e participação
em eventos científicos [Expected trips to your country for field data collection or to participate on scientific
events]
5. Perspectivas em relação aos seus estudos no Brasil [Expectative concerning the study in Brazil]
6. Motivos para escolha do PPG-DIBICT/UFAL[Reasons to choose PPG-DIBICT/UFAL]
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ANEXO V [ANNEX V]
Carta de Recomendação [Recommendation letter]- Obrigatório na candidatura
*Preencher os quadros em branco em Português ou Inglês ou Espanhol [Fulfil white fields in
Portuguese, English or Spanish].
Nome do candidato[candidate name]
Qualidades acadêmicas do candidato[candidate academic profile]
Justificativas para a realização do mestrado ou doutorado no Brasil[Justify why you suppose the
candidate chose to make the Master or Doctoral studies in Brazil]
Justificativas para a escolha da IES de destino do candidato e, em particular, do departamento
no qual desenvolverá os estudos[Justify why do you understand the candidate chose PPGDIBICT/UFAL]
Qual sua qualificação acadêmica [your academic degree level]: (Bel. - Lic. – MSc - Dr) / Qual o seu
nome de quem recomenda[What is your name?)
Instituição[Affiliation]
Local [Place]
Data [Date]
Assinatura e carimbo de quem recomenda [Your signature and identity clarification]
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ANEXO VI [ANNEX VI]
Declaração de Proficiência na Língua Portuguesa[Portuguese proficiency statement]
(Obrigatório na candidatura)
Declaramos
para
os
devidos
__________________________________________
fins,
que
o
candidato
(nome
do
candidato),
de
__________________________ (país de origem), possui proficiência em língua portuguesa que o
habilita a acompanhar as atividades a serem desempenhadas no curso de doutorado, ministrado por
esta Universidade Federal de Alagoas / PPG-Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos.
Declaramos ainda que estamos cientes de que o candidato aprovado deverá obrigatoriamente
submeter-se ao exame CELPE-Bras e nele obter aprovação no prazo máximo de dois anos, não
podendo ultrapassar a data de defesa de dissertação/tese.
Local e data
Assinatura e carimbo do candidato